Giro ACN – Com notícias de Santa Catarina – 08/09/2023
Dos dias 11 a 29 de setembro, a Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, recebe a exposição Lendo e Relendo Cruz e Sousa, poeta catarinense que foi um dos precursores do simbolismo no Brasil.
A visitação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, com entrada gratuita.
Os expositores são ex-alunos da Oficina de Artes Plásticas/Visuais do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial.
As obras foram produzidas em 2015, quando os autores tinham idades entre 14 e 17 anos e frequentavam a oficina da Fundação.
————————–
Já a Biblioteca Pública de Santa Catarina, na Capital, recebe entre os dias 12 de setembro e 16 de outubro a exposição “Dom Pedro II nos jornais e pasquins de sua época”.
A entrada é gratuita e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira das 8h às 19h.
Na exposição, o imperador Dom Pedro II é apresentado por uma outra perspectiva, a dos jornais e pasquins da época, que traziam, em forma de sátira, temas recorrentes e relatos da vida cotidiana.
————————–
O município de Chapecó registrou o menor número de homicídios nos primeiros oito meses de 2023 dos últimos 20 anos: foram oito casos até agosto deste ano, 55% a menos do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Para o delegado Vagner Papini, Coordenador da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de Chapecó, a redução no número de homicídios é resultado dos esforços entre as forças de segurança e reduz a sensação de violência e impunidade na sociedade.
————————–
A Defesa Civil de Santa Catarina está com inscrições abertas para o Edital de Coletânea de Fotografias Históricas com o tema: “Defesa Civil de Santa Catarina: JUNTOS HÁ 50 ANOS – Resgate Histórico”.
O objetivo é promover um resgate da história da evolução da Defesa Civil catarinense estadual e municipal contando com a participação da população.
As imagens podem ser enviadas até o dia 17 de dezembro pelo site defesacivil.sc.gov.br.
————————–
Estão definidos os trabalhos científicos que representarão a Coordenadoria Regional de Educação de Caçador e região na XV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica e Profissional da Rede Pública Estadual de Santa Catarina (FECITEC/SC), que ocorre em outubro, em Joinville.
Foram selecionados projetos de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas de Caçador, Lebon Régis e Timbó Grande.
Os trabalhos foram apresentados durante a XI Feira Regional de Ciência e Tecnologia na escola Irmão Léo, em Caçador – foram premiados em categorias como ensino fundamental inicial, ensino fundamental final e ensino médio. Ao todo, cerca de 20 trabalhos foram inscritos.
————————–
Mais informações no site estado.sc.gov.br/noticias