Agência de Notícias SECOM

GIRO ACN

Os povos indígenas de Santa Catarina serão tema de uma webconferência realizada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Mulher e Família no próximo dia 12 de julho.

O tema será “ Povos Indígenas de Santa Catarina: Conhecer, Refletir e Sensibilizar”.

O intuito é levar informação para toda a sociedade para promover o respeito a todas as culturas e igualdade de direitos.


Palhoça é o mais novo município a implementar o ponto do serviço de tele-espirometria. A ideia é ampliar a oferta de exames proporcionando redução da fila de espera.

Diversas cidades, assim como Palhoça, têm optado por implantar serviços de tele-espirometria e integrar seus equipamentos ao Serviço de Telemedicina e Telessaúde. Isso se deve ao baixo custo de investimento. Caçador, Videira, Benedito Novo, Pomerode e Tijucas já implantaram pontos de oferta nesta área.


Com o objetivo de fazer uma avaliação dos primeiros cinco meses de 2023 de trabalho na Central de Atendimento aos Municípios (CAM) e de todos os 21 Núcleos de Gestão de Convênios, foi realizada uma reunião de alinhamento.

Ao todo, foram autorizados mais de R$ 146 milhões em programas e propostas, 400 pessoas atendidas, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades.

Também foram realizadas 142 mil consultas e acompanhamentos de processos e o cadastro de quase 1.800 emendas impositivas vindas dos deputados estaduais.


Um grupo de 34 produtores de maçã da região de São Joaquim participam do Curso sobre Produção de Maçãs, promovido pela Epagri.

O curso, que está na sua terceira edição, tem duração de três meses e abrange todos os aspectos da cultura da maçã, desde a sua origem e importância até as técnicas de manejo, colheita, classificação e comercialização.

O objetivo é atualizar os conhecimentos dos fruticultores que já atuam na atividade e capacitar aqueles que querem iniciar o cultivo de maçãs.


O Programa da Casan Trato por Laguna garantiu que 1 bilhão de litros de esgoto fossem encaminhados para tratamento.

Desde janeiro de 2021, a regularização de quase 3.500 imóveis aumentou a correta destinação dos resíduos.

Para agendar uma vistoria e regularizar a ligação de esgoto, o morador pode entrar em contato com o Trato por Laguna pelo site tratoporlaguna.com.br.