Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Ginasta de Joinville se...

Ginasta de Joinville se consagra nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc)

ginasta 20150730 1173304592

As disputas de ginástica rítmica na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) paralelamente à 28ª edição dos Joguinhos Abertos, consagraram uma jovem atleta joinvillense que caminha a passos largos rumo ao sucesso em âmbito internacional. A competição ocorreu em Itajaí, organizada pela Fundação do Esporte de Santa Catarina (Fesporte). Mariany Hatori Miyamoto, de 14 anos, conquistou tudo a que tinha direito e voltou para casa com quatro medalhas de ouro. De quebra, foi convocada para a seleção catarinense e disputará mais uma competição de grande porte, valorizando ainda mais o seu já rico portfólio.

 

Inspirada na irmã Letícia, quatro anos mais velha, Mariany entrou para a ginástica rítmica quando tinha apenas três. Até 2010, praticava o esporte por lazer, até competir em jogos escolares municipais. Naquele ano, sagrou-se campeã estadual e dali em diante, as conquistas não pararam. Em 2011, Mariany, carinhosamente chamada de “Japa” pelas amigas do time, venceu o Campeonato Brasileiro em Manaus (AM) e mais duas competições internacionais na Venezuela. Em 2013, outro título internacional, dessa vez na Bolívia, e em 2014 ela foi campeã da etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Londrina (PR). Com a nova convocação para a seleção catarinense, Mariany viajará a Fortaleza (CE) no início de setembro para defender o título obtido no Paraná.

O currículo de Mariany é de causar inveja até aos mais experientes atletas. Com apenas 14 anos de idade, ela já perdeu as contas de quantas medalhas tem em casa, mas estima aproximadamente 100, sendo 70% de ouro. “Se eu não estivesse na ginástica não teria conhecido vários lugares diferentes e conquistado tantos prêmios. Por isso eu devo muito ao esporte”, diz a garota. Reconhecida como uma das principais atletas de ginástica rítmica em Santa Catarina, luta agora para realizar um sonho: disputar uma Olimpíada pelo Brasil.

Nos jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem, ela ainda não terá a idade mínima de 16 anos. Mas para 2020 ela quer estar no seleto grupo que vai a Tóquio, no Japão, onde seus pais têm familiares. Assim, o ouro acompanhado de uma visita aos parentes lá do outro lado do mundo seria a coroação de um trabalho sério e competente. “Eu sinto que muitos amigos se inspiram em mim pelo que eu conquisto no esporte e pelas viagens que faço, o que aumenta a minha responsabilidade. A concentração no esporte me ajuda também a tirar boas notas nos estudos. Porém, isso não sobe para a minha cabeça, e eu continuo sendo uma boa filha e tratando todo mundo igual”.

Além de Mariany Miyamoto, de Joinville, integram a seleção catarinense de ginástica rítmica que vai disputar a etapa nacional dos Jogos da Juventude, em setembro, em Fortaleza (CE), as atletas Ana Carolina Sandrini Souza, 13 anos, de Blumenau; Roberta de Brito de Medeiros, 14 anos, de Florianópolis; Alice Kraeski Costa, 14 anos, de Florianópolis; a técnica Maria Helena Kraeski, mãe de Alice; e Luisa Matsuo, 26 anos, também da capital, uma das principais campeãs da modalidade no Brasil e que será homenageada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como embaixadora da competição.

Mais informações:
Pablo Gomes – Jornalista da Fesporte
(49) 8839-1727
pablogomes.jornalista@gmail.com