Ginasta de Joinville se consagra nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc)
As disputas de ginástica rítmica na etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) paralelamente à 28ª edição dos Joguinhos Abertos, consagraram uma jovem atleta joinvillense que caminha a passos largos rumo ao sucesso em âmbito internacional. A competição ocorreu em Itajaí, organizada pela Fundação do Esporte de Santa Catarina (Fesporte). Mariany Hatori Miyamoto, de 14 anos, conquistou tudo a que tinha direito e voltou para casa com quatro medalhas de ouro. De quebra, foi convocada para a seleção catarinense e disputará mais uma competição de grande porte, valorizando ainda mais o seu já rico portfólio.
Inspirada na irmã Letícia, quatro anos mais velha, Mariany entrou para a ginástica rítmica quando tinha apenas três. Até 2010, praticava o esporte por lazer, até competir em jogos escolares municipais. Naquele ano, sagrou-se campeã estadual e dali em diante, as conquistas não pararam. Em 2011, Mariany, carinhosamente chamada de “Japa” pelas amigas do time, venceu o Campeonato Brasileiro em Manaus (AM) e mais duas competições internacionais na Venezuela. Em 2013, outro título internacional, dessa vez na Bolívia, e em 2014 ela foi campeã da etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Londrina (PR). Com a nova convocação para a seleção catarinense, Mariany viajará a Fortaleza (CE) no início de setembro para defender o título obtido no Paraná.
O currículo de Mariany é de causar inveja até aos mais experientes atletas. Com apenas 14 anos de idade, ela já perdeu as contas de quantas medalhas tem em casa, mas estima aproximadamente 100, sendo 70% de ouro. “Se eu não estivesse na ginástica não teria conhecido vários lugares diferentes e conquistado tantos prêmios. Por isso eu devo muito ao esporte”, diz a garota. Reconhecida como uma das principais atletas de ginástica rítmica em Santa Catarina, luta agora para realizar um sonho: disputar uma Olimpíada pelo Brasil.
Nos jogos do Rio de Janeiro, no ano que vem, ela ainda não terá a idade mínima de 16 anos. Mas para 2020 ela quer estar no seleto grupo que vai a Tóquio, no Japão, onde seus pais têm familiares. Assim, o ouro acompanhado de uma visita aos parentes lá do outro lado do mundo seria a coroação de um trabalho sério e competente. “Eu sinto que muitos amigos se inspiram em mim pelo que eu conquisto no esporte e pelas viagens que faço, o que aumenta a minha responsabilidade. A concentração no esporte me ajuda também a tirar boas notas nos estudos. Porém, isso não sobe para a minha cabeça, e eu continuo sendo uma boa filha e tratando todo mundo igual”.
Além de Mariany Miyamoto, de Joinville, integram a seleção catarinense de ginástica rítmica que vai disputar a etapa nacional dos Jogos da Juventude, em setembro, em Fortaleza (CE), as atletas Ana Carolina Sandrini Souza, 13 anos, de Blumenau; Roberta de Brito de Medeiros, 14 anos, de Florianópolis; Alice Kraeski Costa, 14 anos, de Florianópolis; a técnica Maria Helena Kraeski, mãe de Alice; e Luisa Matsuo, 26 anos, também da capital, uma das principais campeãs da modalidade no Brasil e que será homenageada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como embaixadora da competição.
Mais informações:
Pablo Gomes – Jornalista da Fesporte
(49) 8839-1727
pablogomes.jornalista@gmail.com