Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gestores têm até 11...

Gestores têm até 11 de novembro para conferir dados do Censo Escolar de 2014

Os gestores de escolas públicas e particulares têm até o dia 11 de novembro para conferir os dados preliminares do Censo Escolar de 2014. Isso deve ser feito por meio do sistema online Educacenso. Durante o período, podem pedir retificação de dados.

Conforme a coordenadora do censo na regional, Marli Ament Lanhi, todas as correções e verificações são importantes para que a escola não seja prejudicada. “Peço atenção em relação às informações: modalidade, etapa e turma, pois se errado estiver compromete a situação do nosso educando e terá danos na nota do IDEB e depois de encerrada esta etapa, o INEP não aceita correções posteriores”, completou.

De acordo com as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as informações devem retratar a realidade escolar declarada no dia 28 de maio.

O Módulo de Confirmação de Matrícula e Relatórios de Notificações deverá ser verificado por todas as escolas independente de Rede de Ensino Particular, Municipal ou Estadual. No Módulo de Confirmação de Matrícula. “Verificar o total de alunos, etapas e modalidades da escola, se os docentes estão vinculados nas turmas correspondentes, pois se o professor não estiver informado corretamente não poderá participar da Plataforma Paulo Freire e outros programas”, concluiu.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional feito a cada ano sob a coordenação do Inep. A coleta de dados inclui estabelecimentos de ensino, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

As informações são usadas para avaliar a situação nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação. O número das matrículas é fundamental para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).