Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gestores de Educação participam...

Gestores de Educação participam de capacitação sobre alimentação escolar em Videira

capacitacao merenda escolar 20150521 2058393722

Gestores das 21 escolas integrantes da rede estadual, na área de atuação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, em Videira, participaram de uma capacitação sobre Educação Alimentar e Nutricional. O encontro foi realizado no auditório da Gerência de Educação (Gered) e foi ministrada pela equipe da Secretaria de Estado da Educação, por meio do Sistema de Registro da Alimentação Escolar.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Dorival Carlos Borga, a ação contribui ainda mais com a qualidade e a segurança alimentar nas escolas “Antigamente os gestores escolares eram responsáveis inclusive para com o contrato da empresa que fornecia a alimentação escolar, o Estado inovou e aprimorou esse sistema, que hoje é realizado por empresas terceirizadas que fornecem uma nutricionista para garantir a qualidade da merenda escolar. Com capacitações como essas se aprimora os trabalhos e melhora ainda mais os resultados” afirma.

A capacitação teve início às 14 horas e contou com a presença das técnicas do sistema de registro da Alimentação Escolar, Mirialva Bedin e Soraya Goulart e com o gerente do Sistema, Renato Tottene. Foram repassadas informações sobre a necessidade da existência do cardápio da merenda escolar, a quantidade individual que deve ser servido, sobre a legislação que tange a alimentação escolar e principalmente a função do gestor nessa atividade.

Dentre os principais requisitos que devem ser avaliados pelos gestores, segundo a equipe da Secretaria de Estado da Educação, é referente aos alimentos serem saudáveis, saborosos, possuírem uma qualidade nutricional (com quantidade suficiente de nutrientes), e terem segurança, garantindo a procedência e o armazenamento.

O gerente do Sistema de Registro da Alimentação Escolar ainda mencionou sobre os alimentos da Agricultura Familiar, como obriga legislação vigente. Ele mencionou que atualmente o Estado tem contrato com Cooperativas de Pequenos Agricultores que atendem a demanda. Na 9ª SDR são duas cooperativas que fornecem alimentos da agricultura familiar para o estado. “Nossa expectativa é que as licitações para fornecimento da alimentação sejam efetuadas por lotes, sendo um lote por Secretaria, para ampliar a possibilidade da região ser atendida pela própria região” afirmou Renato.

A gerente de educação, Rita de Cássia Soares, reforçou a importância da vinda da Secretaria de Estado da Educação. “Somos sabedores que um aluno bem alimentado avança muito mais na possibilidade do aprendizado. Os Gestores Escolares serão os nossos olhos, cuidando na área pedagógica, administrativa e também alimentar no âmbito das suas escolas”finaliza a gerente.

{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}