Gersa participa de etapa municipal das Conferências de Saúde
A gerente de Saúde Marisa Foscarini e a equipe do Programa de Atenção Básica da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Concórdia participam nesta sexta-feira, 19, da 3ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Castello Branco. O evento faz parte da programação da 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada de 1 a 4 de dezembro.
Conforme Marisa, o tema principal dos encontros é “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Ela comenta que esta é uma temática que incorpora diferentes significados. “O tema abordado este ano nos faz pensar de várias formas, entre elas, a saúde pública de qualidade, visando à superação das desigualdades entre diferentes populações e regiões, a saúde como direito de cidadania, superação de iniquidades que afetam de forma diferenciada a população brasileira e a saúde como direito fundamental do povo brasileiro”, avalia Marisa.
O secretario de Desenvolvimento Regional Fábio Ferri lembra que, entre os resultados, espera-se aprovar prioridades dentre as diretrizes e ações que possam influenciar e incidir na formulação dos Planos de Saúde e Planos Plurianuais dos governos eleitos para o período 2016-2019. “As prioridades aprovadas na 15ª CNS irão compor a agenda dos próximos quatro anos e definirão o campo de atuação do controle social na saúde. E vale lembrar que é por meio das conferências de saúde que a população pode promover mudanças, a começar pela realidade local”, avalia.
O próximo município a realizar o evento será Piratuba no dia 26 de junho. Em Concórdia, a Conferência acontece dia 2 de julho, Alto Bela Vista no dia 3, Peritiba no dia 6 e para finalizar será em Irani no dia 10 de julho. A etapa estadual da Conferência acontece de 23 a 25 de setembro. A primeira conferência foi realizada na última terça-feira em Ipira.
A 15ª Conferência Nacional da Saúde busca reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde; avaliar a situação do SUS, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde.
{article Dalva Paznoncelli Pichetti – SDR Concórdia}{text}{/article}