Gerente Regional de Saúde de São Lourenço do Oeste atenta para adoção de medidas simples para evitar a meningite nos meses de inverno
A meningite é uma infecção que ataca as meninges, membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. A gerente regional de Saúde, Maria da Graça Nomura, alerta para uma atenção especial à doença neste período de inverno. Segundo ela, a meningite é transmitida pelas vias respiratórias por meio de gotículas e secreções. Nos meses frios e secos, as pessoas tendem a se concentrar em ambientes fechados, o que propicia ainda mais o contágio.
Prevenção
A gerente ressalta que a adoção de algumas medidas básicas ajudam e muito na prevenção da doença como lavar as mãos com frequência já que elas são a principal porta de entrada para muitas doenças. Além disso, ela orienta que ao tossir ou espirrar, a pessoa deve cobrir a boca com lenço e se não dispor de lenço. É importante também evitar locais fechados e com aglomerações e ter uma alimentação saudável.
Sintomas
A gerente salienta ainda que existem duas formas mais frequentes da meningite: a bacteriana e a viral, sendo que os sintomas iniciais podem ser confundidos com os da gripe como febre, dor de cabeça, mal estar e dores no corpo. “O diagnóstico correto e precoce pode evitar complicações ainda maiores”, acrescenta.
Casos da doença na região
Segundo informações coletadas junto aos municípios da região, há dois casos suspeitos de meningite. Exames foram realizados e os resultados estão sendo aguardados.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}{text}{/article}