Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerente regional de Agricultura...

Gerente regional de Agricultura da SDR São Lourenço atenta para a prorrogação do prazo para a realização do Cadastro Ambiental Rural

cadastro ambiental rural 20150429 1702064085

O gerente regional de Agricultura, Mauro Hahn, atenta para novo prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural: o governo federal anunciou na segunda-feira, 4, prorrogação do prazo por um ano, até maio de 2016. Originalmente, o prazo terminaria nesta terça-feira, 5

A decisão foi anunciada porque o número de proprietários que fizeram a inscrição no sistema via internet ficou muito aquém do total. Santa Catarina fechou a última semana com 122,65 mil propriedades cadastradas. O Estado tem cerca de 370 mil matrículas a serem registradas. Apesar do desempenho aparentemente não significativo, o Estado catarinense ficou em segundo lugar no ranking dos estados brasileiros com maior número de inscrições, perdendo apenas para o Mato Grosso quando o assunto é área cadastrada.

De acordo com o gerente Mauro, o governo catarinense capacitou aproximadamente 2 mil pessoas para colaborar com os agricultores no acesso ao sistema para realização do cadastro. Ele salienta que os proprietários rurais que necessitam de auxílio para se inscrever, podem procurar os profissionais capacitados que atuam nas prefeituras e sindicatos rurais. Existe ainda a possibilidade de o proprietário de imóvel rural procurar um técnico de sua preferência, arcando com os custos, ou de ele mesmo preencher o cadastro via internet. “O prazo foi prorrogado, mas os proprietários rurais devem fazer o registro o quanto antes”, frisa o gerente.  

O cadastramento é de responsabilidade exclusiva dos proprietários rurais e aqueles que não estiverem regularizados podem sofrer penalidades previstas em Lei, como impedimento de receber autorização ambiental ou crédito rural. 

Mauro ressalta que com a implantação efetiva do CAR em Santa Catarina, os proprietários ou possuidores de imóveis rurais ficam desobrigados da averbação da reserva legal em cartório, o que reduz os custos e simplifica os procedimentos de regularização ambiental. 

Mais informações podem ser obtidas junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional em São Lourenço com o próprio gerente de Agricultura.

 

Mais informações para a imprensa: 
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support