Gerente de Saúde da ADR Araranguá fala sobre publicização das filas de espera do SUS em reunião na Amesc
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
A gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Patrícia Gomes Jones Paladini, explanou na manhã desta quarta-feira, 25, na sede da Associação dos Municípios do Extremo-Sul (AMESC), aos prefeitos da região, presidentes de Câmaras de Vereadores e secretários municipais de Saúde, sobre a publicização das filas de espera do SUS na internet, prevista pela Lei Estadual nº 17.066/2017 e regulamentada pelo Decreto 1.168, de 19/05/2017, que entra em vigor a partir de 1º de novembro.
Patrícia Paladini destacou que a lista dos pacientes que aguardam por consultas, exames, intervenções cirúrgicas e outros procedimentos nos estabelecimentos da rede pública de saúde do Estado de Santa Catarina estará disponível a partir da próxima quarta-feira no sistema Webservice, desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde, disponível para consulta com CPF e Cartão Nacional de Saúde.
Segundo a gerente regional de Saúde, todo cidadão poderá acompanhar em que posição se encontra na fila para o atendimento médico de que necessita, o que garante seu direito à informação e à saúde, além de evitar as fraudes dos chamados “fura-fila” nos serviços do SUS. O programa também permite que as informações divulgadas pelo poder público sejam usadas para planejar melhor as contratações na área da saúde.
O prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin, solicitou que o assunto seja abordado pela Gerência de Saúde em todos os municípios da Amesc, em sessões das Câmaras de Vereadores, com objetivo de informar sobre a nova Lei e esclarecer dúvidas da população da Região.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}