Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerente de Saúde da...

Gerente de Saúde da SDR Ibirama ressalta o trabalho dos gestores municipais na Atenção Básica

A melhoria da saúde da população está diretamente relacionada ao trabalho de atenção básica realizado pelo Programa Saúde da Família, gerenciado pelos municípios, como informa Amarildo José Moser, gerente de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama.

 

Este trabalho desenvolvido junto da população contemplada pelo Programa Bolsa Família em Santa Catarina alcançou neste primeiro semestre o percentual de 75,28%, acima da meta prevista pelo governo federal, que é de 73%, atingindo um total de 118.099 famílias.

Atenção básica

Nesse período, as equipes da Atenção Básica acompanharam 2.788 gestantes o que correspondeu a 58,98% das estimadas. No entanto no segundo semestre de 2014, obteve-se o percentual de 62,03% de acompanhamentos sobre um número semelhante de gestantes estimadas.

Segundo Amarildo, é importante ressaltar o trabalho destes gestores municipais, pois este esforço representa a redução da mortalidade infantil, redução da desnutrição crônica de crianças menores de 5 anos e a prevenção ao excesso de peso entre estas crianças o que é altamente positivo para toda a sociedade.

Os dados sobre o desempenho de Santa Catarina neste primeiro semestre da Atenção Básica junto ao Programa Bolsa Família demonstram a necessidade de priorizar as seguintes ações para a próxima vigência: Apoio técnico aos municípios; buscas as famílias e gestantes beneficiárias ainda não localizada; trazer para a atenção básica em saúde as mulheres grávidas para a realização do pré-natal e o Reforço na Vigilância Alimentar e Nutricional das famílias beneficiárias.

{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}