Gerente de Saúde da ADR Ibirama alerta sobre o combate ao mosquito da Dengue
As altas temperaturas combinadas com as constantes chuvas neste verão, preocupam Amarildo José Moser, gerente de Saúde da 14ª Agência de Desenvolvimento Regional – ADR Ibirama, em relação a proliferação de mosquitos que trazem o risco de doenças relacionados ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.
Para Amarildo, é fundamental a colaboração de toda a população, juntamente com os agentes de endemias e agentes de saúde, no combate ao mosquito, eliminando os focos de proliferação do inseto, desde vasilhames com água parada, pneus, garrafas e montes de lixo em volta das habitações e em terrenos baldios.
O Plano de Contenção da Dengue, desenvolvido pela gerência de Saúde da ADR Ibirama, conta com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, por meio dos agentes de saúde e de endemias e tem como objetivo evitar estas doenças que ainda não foram registradas em nossa região.
Amarildo alerta sobre o problema e reforça a importância da colaboração de toda a comunidade, principalmente junto aos agentes que monitoram o mosquito, facilitando o acesso dos mesmos na verificação de pontos propícios ao desenvolvimento da larva do mosquito.
O mosquito aedes aegypti é um mosquito que se encontra ativo e pica durante o dia, ao contrário do Anopheles, vector da malária, que tem atividade crepuscular. O Aedes aegypti tem como vítima preferencial o homem e faz praticamente nenhum som audível antes de picar. Mede menos de 1 centímetro; é preto com manchas brancas no corpo e nas pernas. O seu controle é difícil, por ser muito versátil na escolha dos criadouros onde deposita seus ovos, que são extremamente resistentes, podendo sobreviver vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. Uma vez imersos, os ovos desenvolvem-se rapidamente em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto.
Informações adicionais para a imprensa:
Dante Bonin
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Ibirama
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Fones: (47) 3357-8904 e (47) 8434-4810
Site: www.adrs.sc.gov.br/adribirama