Gerente de Educação da SDR Ibirama acompanha projeto Ação Saberes Indígenas na EEB Laklano
A gerente de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Isolânia Wippel, acompanhou, nesta sexta-feira, 14, na Reserva Indígena Laklano, em José Boiteux, a Ação Saberes Indígenas, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), visando a construção do currículo vivo para os estudantes locais.
Neste projeto, os professores da UFSC chamam os anciões das aldeias para repassar seus conhecimentos e sua cultura para a construção de um Currículo Escolar onde os alunos passam a ter a oportunidade de entender sua própria história, cultura e tradições.
A Ação Saberes Indígenas é um projeto de formação continuada do Ministério da Educação, implementado em Santa Catarina pela UFSC em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que tem como objetivo contribuir para a efetivação da educação escolar indígena diferenciada.
Através de grupos de trabalho, compostos por orientadores de estudo e professores cursistas, os professores indígenas planejarão e levarão à prática ações para trabalhar os saberes indígenas com os alunos de acordo com a forma de geração e transmissão do conhecimento de cada etnia. A partir destas reuniões entre os anciões, professores e alunos, forma-se a ponte para a elaboração de materiais didáticos.
Nesta sexta-feira, participaram do projeto os professores da UFSC Carlos Maroto Guerola, Maria Dorothea Post Darella, Marian Ruth Heinebert, Lays Cruz Conceição e Juliana Salles Machado, juntamente com a gerente Isolânia, da SDR Ibirama e Setembrino Camlem, juntamente com os professores indígenas.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}