Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerente de Educação da...

Gerente de Educação da SDR Brusque participa de Audiência Pública sobre a situação de idosos com deficiência

audiencia idoso especial 20150925 1178044700

O gerente de Educação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque, Rodrigo Cesari, participou na quinta-feira, 24, da Audiência Pública “A situação do idoso com deficiência em Santa Catarina na perspectiva da saúde, acessibilidade e qualidade de vida”. O evento, realizado na Faculdade São Luiz, foi proposto pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e reuniu lideranças políticas, representantes de outras entidades assistenciais da região, além da comunidade de modo geral. Cesari, no no ato representou o secretário da pasta, Ewaldo Ristow Filho.

 

A audiência pública realizada em Brusque foi uma das cinco que tratam do tema no Estado, que já ocorreram em Urubici, no mês de agosto, e em Penha no último dia 15. Além de Brusque, estão previstos ainda debates em São José e Laguna. A proponente do evento foi a deputada estadual Dirce Heiderscheidt. 

O objetivo das audiências é ver quais são as principais demandas nas regiões para que sejam feitos diagnósticos de quantas pessoas idosas deficientes existem no Estado e quais as suas principais necessidades. “A nossa preocupação é estar nas cidades, discutir esse tema e verificar a possibilidade de melhorias nas políticas públicas voltadas aos nossos idosos para que eles possam envelhecer com dignidade, em especial os que possuem alguma deficiência. Queremos fazer esse diagnóstico e levar aos nossos governantes, desde prefeitos até a presidente do país”, comentou a deputada.

Para o gerente de Educação é por meio de discussões e da conscientização que será possível garantir aos idosos deficientes, mais qualidade de vida. “Todos nós queremos e temos a vontade de envelhecer com dignidade, e as pessoas deficientes da mesma forma têm esse direito. Acredito que o trabalho é muito mais da conscientização, em especial da nossa juventude, sobre a necessidade da doação a essas pessoas e dos cuidados necessários com elas. Essa audiência é um passo muito importante, e esperamos colher bons frutos a partir disso”, completou.

Participaram ainda do evento o deputado estadual Serafim Venzon, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Silvia Kuhnen. Em torno de 60 alunos da Apae de Brusque, a maioria do Centro de Convivência Rute de Sá (Cecon) também estiveram da audiência, entre eles o primeiro aluno da entidade, Pierre Moritz, que ao lado de demais autoridades fez a composição da mesa no evento.

{article Taiana Eberle – SDR Brusque – Assinatura}{text}{/article}