Gerente de Assistência Social da SDR Ibirama entrega Apostilas para conselheiros tutelares da região
A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Márcia Kayser visitou, nesta semana, os conselheiros tutelares da região para entregar uma apostila com o tema “Capacitando Conselheiros de Direito e Tutelares”.
Nesta sexta-feira, 27 de novembro, a visita aconteceu em Apiúna, onde entregou a apostila para o conselheiro Tutelar José Barbosa, com o objetivo de contribuir para que os eleitos possam cumprir sua missão de zelar pelos direitos de crianças e adolescentes em situação de negligência, abandono, maus-tratos, abusos e violência, tanto sexual quanto psicológica.
Márcia Kayser conversou com os conselheiros e espera que eles atuem de forma bastante incisiva na luta e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, deixando claro que a 14ª SDR Ibirama é parceira para orientar e dar encaminhamento às questões necessárias para que todos possam ter condições de trabalho e que possam desenvolver cada vez melhor essa política pública tão importante para a sociedade.
Capacitação
De acordo com a gerente Márcia, cada município está fazendo a capacitação dos conselheiros através de encontros orientados por psicólogos, assistentes sociais e por técnicos especialistas em capacitação. Os encontros acontecem seguindo a apostila para capacitação da Escola de Conselhos de Santa Catarina, com simulação de casos para ver como o conselheiro resolveria. É necessário que o conselheiro tutelar participe de forma contínua de cursos de capacitação para aprimorar os conhecimentos.
As eleições para conselheiros tutelares aconteceram no dia 4 de outubro em sistema unificado, onde a escolha aconteceu por voto direto e os cidadãos podiam participar do processo. A medida teve o objetivo de aumentar a adesão e atenção às votações, que têm voto facultativo e também dar mais visibilidade à causa. A posse deverá acontecer no dia 10 de janeiro.
Santa Catarina elegeu 1.520 conselheiros , dos quais alguns foram reeleitos. No entanto, houve uma grande renovação, pois passou a ser exigido o ensino médio para os candidatos. Os eleitos ocuparão o cargo de 2016 a 2020.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}