Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerente da ADR Araranguá...

Gerente da ADR Araranguá participa de audiências na Conab e Secretaria de Estado da Agricultura

audiencia conab 20160601 1222431858

Visando trazer opções para o desenvolvimento da agricultura familiar da Região do Extremo-Sul, o gerente de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sérgio Luciano Gomes, participou de audiências na tarde desta terça-feira, 31, em Florianópolis, na Superintendência Regional de Santa Catarina da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e também na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca.

 

O gerente foi recebido pela gerente de Operações Maria de Lourdes Nienkoetter. Entre os assuntos discutidos estava a viabilidade de apoiar os agricultores familiares da Região por meio da aquisição de produtos da sua produção, com dispensa de licitação, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da companhia. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócio-assistencial e também de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

Sérgio destacou que por meio do PAA, os alimentos são adquiridos diretamente dos agricultores familiares ou de suas associações e cooperativas, agregando renda a estas famílias. Cada beneficiário fornecedor (unidade familiar) tem o limite de participação anual de R$ 8.000,00 e as cooperativas têm o limite de R$ 500.000,00 por ano. “Temos cerca de 20 mil propriedades rurais localizadas nos 15 Municípios da Região, e no momento, poucos agricultores familiares estão inseridos neste importante Programa, que pode agregar renda aos mesmos e incentivar a atividade no campo”, disse.

A gerente de Operações da Conab ressaltou que em virtude da atual situação econômica vivenciada no país, a prioridade do Programa é adquirir produtos de grupos prioritários, como assentados, povos indígenas, quilombolas e produção orgânica, mas incentivou a organização das propriedades da Região, para que as mesmas apresentem sua proposta junto ao órgão.

O gerente da ADR Araranguá participou ainda de audiência com o diretor de cooperativismo e agronegócios da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Athos de Almeida Lopes Filho. Um dos temas da reunião de trabalho foi o incentivo aos pequenos agricultores familiares para que os mesmos se organizem na questão do cooperativismo, no intuito de agregar valor e renda nas suas produções.

Além disto, eles discutiram sobre a viabilização de máquinas e implementos agrícolas da Secretaria de Estado da Agricultura para a Região, como tratores, carretas, plantadeiras, roçadeiras, distribuidores, entre outros. “Vamos verificar a necessidade de cada Município, e tentar destinar os equipamentos para atender as demandas específicas”, completou o gerente, que ainda conversou com o diretor sobre outras aquisições por meio do SC Rural/FDR – Fundo de Desenvolvimento Rural, como equipamentos de informática para jovens agricultores e kits forrageira, kit apicultura, entre outros.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Governo de Santa Catarina/ Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua