Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência Regional de Saúde...

Gerência Regional de Saúde de São Lourenço intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

A Gerência Regional de Saúde da ADR de São Lourenço do Oeste reúne no próximo dia 28, prefeitos eleitos para a gestão 2017/2020 e futuros secretários municipais de Saúde, além de profissionais ligados ao setor de Educação na região, para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika, no Estado.

De acordo com a gerente regional de Saúde, Maria da Graça Nomura, dados de um relatório emitido pela Secretaria de Estado da Saúde, apontam que seis municípios abrangidos pela ADR de São Lourenço estão na lista dos 50 considerados infestados pelo mosquito. São eles: Campo Erê, Coronel Martins, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.

A gerente salienta que diante da expectativa de um verão com altas temperaturas e clima úmido, que oferece condições propícias à proliferação do mosquito, é imprescindível intensificar as ações de combate para evitar uma epidemia.

O encontro que está sendo organizado pela Gerência de Saúde contará com a presença do médico infectologista Hugo Noal, que ministrará palestra sobre detecção das doenças e tratamento; da Secretária Municipal de Saúde de Pinhalzinho Aída da Silva, que repassará informações acerca da maneira como o município agiu para combater a epidemia registrada no último verão, já que foram contabilizados na cidade mais de 1.500 casos de dengue e febre chikungunya; da bióloga da Secretaria de Estado da Saúde, Deise Angeline e do promotor de Justiça da Comarca Eraldo Antunes.

Uma campanha de mídia já foi deflagrada no estado para lembrar a população sobre as atitudes que devem ser tomadas no dia a dia, em casa e no ambiente de trabalho, para eliminar recipientes que possam acumular água, manter as caixas d´água e cisternas vedadas e realizar a limpeza semanal daqueles locais que podem se tornar potenciais criadouros, como por exemplo, as calhas.

Panorama epidemiológico

Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti em SC, foram identificados 6.326 focos em 133 municípios até o momento. Neste mesmo período em 2015, tinham sido identificados 5.966 focos em 111 municípios. De acordo com o último boletim, existe a confirmação de transmissão autóctone de dengue em 27 municípios de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Bom Jesus, Brusque, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guatambu, Itajaí, Joinville, Itapema, Itapoá, Maravilha, Modelo, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta, União do Oeste e Xanxerê.

Os 50 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti são: Anchieta, Balneário Camboriú, Bom Jesus, Caçador, Camboriú, Campo Erê, Catanduvas, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Coronel Martins, Cunha Porã, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Itajaí, Itapema, Itapiranga, Ipuaçu, Joinville, Jupiá, Maravilha, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Novo Horizonte, Palma Sola, Palmitos, Passo de Torres, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Princesa, Porto União, Quilombo, São Bernardino, São Carlos, São Domingos, São José, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Santo Amaro da Imperatriz, Saudades, Seara, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste, Xanxerê e Xaxim.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8837-9273
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste