Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência Regional de Saúde...

Gerência Regional de Saúde de Itajaí distribui telas para proteção de caixas d’água e ralos

Segundo dados do sistema Vigilantos, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, a região, compreendida por nove municípios, contribui com 33% dos focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados em Santa Catarina até o final de outubro deste ano. O número corresponde a 3.140 focos, sendo que 1.152 foram detectados em Balneário Camboriú, seguido por Itajaí, com 661 focos, Itapema com 318; Camboriú com 315; Navegantes com 198; Porto Belo com 82; Penha com três; Balneário Piçarras com dez, e Bombinhas com um foco. Em todo o estado, foram encontrados 9.478 focos, número muito superior que o mesmo período de 2016, quando foram registrados 6.371.

Com a proximidade da alta temporada, que atrai intenso fluxo de pessoas à região, a equipe de biólogos do Programa de Controle da Dengue, da 17ª Gerência Regional de Saúde, está intensificando o trabalho de vigilância e controle do vetor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Nesta semana, os municípios estão recebendo telas para proteção de caixas d´água e ralos para dificultar a proliferação do mosquito. Conforme a bióloga do Programa de Controle da Dengue, da Gerência Regional de Saúde, Priscila Flores da Luz, a distribuição de 140 rolos de 50 metros de comprimento está sendo feita de acordo com a classificação epidemiológica. 

{article Silvia Daleffe – SDR Itajaí}[text]{/article}