5. Gerência Regional de Saúde...

Gerência Regional de Saúde de Chapecó orienta municípios sobre Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza

A Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó (ADR) reuniu nesta quinta-feira, 6, os responsáveis pelo setor de epidemiologia dos 47 municípios que atende, para repassar orientações sobre como será conduzida a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). Segundo estimativa da Secretaria de Estado da Saúde, 124.241 pessoas deverão ser imunizadas na região.

Conforme o novo calendário anunciado pelo Ministério da Saúde, a campanha será de 17 de abril a 26 de maio, sendo o dia 13 de maio o dia D de mobilização nacional. O Ministério da Saúde definiu um cronograma de envio semanal de lotes de vacina contra a gripe para os estados, por isso os municípios estão sendo orientados a fazer a campanha por etapa, de acordo com os grupos prioritários. “Todas as pessoas que estão contempladas nos grupos prioritários terão acesso a vacina, respeitando a distribuição de cada grupo”, afirma a gerente Regional de Saúde, Cassiana Teles.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Gerência da Saúde, Katyane Tedesco, a novidade deste ano é que os professores foram considerados como grupo prioritário. “Os grupos são definidos porque são mais suscetíveis a gripe, a vacina vem impedir o desenvolvimento da forma mais grave da doença. A eficácia da vacina varia entre 70 e 100% em média”, afirma Katyane.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Pinhalzinho, Ivanete Althaus participou da reunião. “Vim tirar as dúvidas sobre a nota técnica, no que se refere aos grupos e aplicação, objetivando sempre a qualidade da campanha”, afirma.

Cronograma

O cronograma estadual de vacinação foi definido. De 17 a 21 de abril,  serão vacinadas em Santa Catarina apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para os demais grupos do público-alvo, a campanha começa no dia 24 de abril: crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

{article Andréia Cristina Oliveira – ADR Chapecó}[text]{/article}