Professores de escolas especiais da Regional de Itapiranga recebem capacitação sobre currículo funcional natural
A Gerência de Educação (Gered) de Itapiranga e Apaes convidam os profissionais da educação e saúde das escolas especiais e Caesp, no âmbito da ADR Itapiranga, para curso de formação continuada Currículo Funcional Natural. O propósito é proporcionar conhecimento dessa nova metodologia para possibilitar a implantação imediata. O período de inscrição se encerra no dia 2 de maio e serão disponibilizadas 45 vagas. A capacitação com carga horária de 20 horas é oferecida no auditório da ADR Itapiranga entre os dias 6 de maio e 23 de agosto, com três encontros.
Conforme a gerente regional de Educação, Marina Bianchi (foto), o currículo funcional é uma proposta de ensino que visa melhorar a qualidade de vida diária dos educandos. Segundo Marina, a intenção agora é reorganizar o trabalho pedagógico com base no que será apresentado sobre o currículo funcional natural. A gerente entende que a nova metodologia irá educar para aptidões que sejam úteis e vantajosas em vários espaços no cotidiano e tornar os estudantes mais autônomos, produtivos e felizes.
“Queremos proporcionar aos profissionais das Apaes, da Gered de Itapiranga , conhecimento acerca da metodologia Currículo Funcional Natural, a fim de poderem trabalhar de forma prática esta metodologia”, diz.
Os dois primeiros encontros da formação, com duração de oito horas cada, serão coordenados pela docente Edite Sehnem, profissional especialmente contratada. As quatro horas restantes serão conduzidas pelos professores e servidores da ADR Nestor Schneider e Carla Dall Soto.
Entre os objetivos centrais desse novo currículo, estão o desenvolvimento de competências em habilidades para a vida, para o auto-conhecimento, interação social, tomada de decisões e habilidades motoras; adquirir conhecimentos socialmente acumulados nas Ciências, na Literatura e nas Artes, através de processo experimental de aprendizagem; desenvolver atitude positiva diante da aprendizagem e do conhecimento; desenvolver bom relacionamento com as crianças mais velhas e com os adultos de modo que eles sejam modelos positivos; explorar as relações sociais e familiares.
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