Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Saúde da...

Gerência de Saúde da ADR Videira implanta comitê de prevenção de óbitos

comite mortalidade 20170131 1387406651

Na manhã desta terça-feira, dia 31, foi implantado, na 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio da Gerência de Saúde, o Comitê Regional de Prevenção de Óbitos Materno, Infantil e Fetal. O grupo conta com representantes da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica dos 18 municípios integrantes da regional de saúde, além de representantes de Hospitais, Universidades, entre outros.

 

Para o secretário executivo da 9ª ADR, Euro Vieceli, esse é um importante passo dado na região a fim de identificar as causas e trabalhar com a prevenção. “Nossa regional possui um coeficiente de mortalidade infantil e fetal de 13,9, abaixo apenas da região serrana que chega a 17,5. Esses índices são alarmantes, em especial, porque mais de 80% dos casos de mortalidade podem ser evitados”, afirmou.

A criação do comitê foi instituída por decreto em 2013 e se tornou realidade na regional, por meio da parceria com a Secretaria de Saúde do município de Videira, que disponibilizou dois médicos para integrarem o grupo. O Comitê terá como objetivo identificar e investigar os óbitos registrados, bem como, dar uma devolutiva a sociedade sobre o que vem acontecendo. O objetivo é prevenir e reduzir os índices registrados.

Na primeira reunião do Comitê, a coordenadora Caroline Pedrolo, responsável pelo Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde, foram apresentados: a pactuação, o regimento e o funcionamento. Mensalmente, na primeira terça-feira de cada mês, os integrantes do comitê deverão se reunir para análise dos casos, sínteses e conclusões.

Concomitante a definição do Comitê, o Estado criou, no ano passado, um Núcleo Estadual de investigação dos óbitos que recebem o comunicado dos registros ocorridos, dentro de um prazo de 24 horas. Com a criação do comitê, o objetivo é dar celeridade, com a descentralização da informatização dos dados, sendo atualizados pelos próprios municípios.

Para a gerente de saúde, Fabiana Moraes, o comitê tem função educativa e não punitiva. “Apurar essas informações é mais do que atualizar os dados e reduzir os índices e garantir que as políticas de saúde estejam adequadas as realidades e que ações de prevenção possam ser executadas”, afirmou Fabiana destacando que será cobrado dos municípios a participação e a efetivação desse comitê.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira