Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência do Desenvolvimento Sustentável...

Gerência do Desenvolvimento Sustentável e Agricultura receberá lideranças para tratar sobre a ampliação do Cadastro Ambiental Rural na região

A gerência do Desenvolvimento Sustentável e Agricultura reunirá nesta quarta-feira, dia 05, a partir das 14h no Centro Administrativo Hindemburgo Moreira representantes de órgãos estaduais e municipais, com o objetivo de ampliar os índices no Cadastro Ambiental Rural (CAR) entre os municípios de abrangência da regional.

“Até o momento atingimos apenas 20% de imóveis cadastrados entre os municípios seis municípios de abrangência da regional, menos que o esperado, agora precisamos buscar uma nova estratégia para ampliarmos,” declarou o gerente do Desenvolvimento Sustentável e Agricultura, João Batista Lapolli.

As propriedades rurais deverão ser cadastradas no Sistema Eletrônico do Cadastro Ambiental Rural (SISCAR), até maio de 2016.

A inscrição é a condição necessária para que os imóveis façam parte do Programa de Regularização Ambiental (PRA), dando início ao processo de recuperação ambiental de áreas degradadas dentro dos terrenos, conforme o previsto na Lei 12.651/2012, a chamada Lei Florestal.

No ato da inscrição o sistema emite um recibo, seguindo o mesmo protocolo da declaração do Imposto de Renda, e quaisquer informações conflitantes podem ser retificadas. Depois de cadastrados, os proprietários ou posseiros com passivo ambiental relativo às Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal (RL) e de Uso Restrito (UR) poderão aderir aos PRAs da unidade da federação em que estão localizados.

Em Santa Catarina além da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, participam do grupo de trabalho do CAR, as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), da Casa Civil (SCC) e Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Estado de Santa Catarina (Epagri), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), associações de municípios, prefeituras, sindicatos rurais, entre outros órgãos.  

{article Fabrícia Silveira Carneiro – SDR Laguna – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support