Gerência de Saúde faz abertura de Dia D de campanha

De forma descentralizada, a Gerência de Saúde, por meio do gerente Geancarlos Farinon e da enfermeira Mônica Vanz, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Regional de Videira, Dorival Carlos Borga, estiveram na manhã do sábado, dia 9, realizando a abertura oficial do Dia D da Campanha de vacinação contra Gripe. A ação foi realizada em Iomerê e contou com a presença do prefeito Luciano Paganini e do vice-prefeito e secretário de saúde, Milto Borga, o Maneco.
“A campanha de vacinação recebe toda a atenção necessária na nossa regional. Nosso objetivo é que as pessoas se previnam e diminuam os agravamentos ocasionados por uma gripe, como internações, por exemplo. Desta vez, optamos por realizar essa abertura no município de Iomerê, valorizando assim, todos os municípios que compõe a nossa SDR, e cumprindo uma solicitação do governador Raimundo Colombo, de estar cada vez mais próximos do cidadão catarinense”, afirmou o secretário.
A abertura contou com as palavras do gerente de saúde, Geancarlos Farinon, que reforçou que a gerência visitará todos os municípios acompanhando o andamento da campanha de vacinação. O prefeito de Iomerê, Luciano Paganani, reforçou a importância do estado, na contribuição pela melhoria na saúde dos catarinenses. E o secretário de saúde e vice-prefeito, Milton Borga, também enalteceu os esforços realizados para que 100% do público alvo receba a imunização.
Para marcar a abertura, a enfermeira, responsável pelo setor de imunização da Gerência de Saúde, Mônica Vanz, acompanhou a aplicação da dose a primeira pessoa que se deslocou para o posto buscando a imunização. Com 79 anos, o aposentado JoelcioPanazzolo, foi o primeiro a receber a vacina no Dia D da Campanha. Ele que anualmente busca essa prevenção reforçou a importância.
“Depois que comecei a receber a vacina nunca mais peguei uma gripe forte, somente alguns resfriados. A gente que é mais idoso tem que se prevenir e não pode deixar de se imunizar” destacou o aposentado. Com uma semana de campanha, o município já imunizou 66% do público alvo até as primeiras horas do sábado (9). A expectativa é que meta seja atendida antes da conclusão da campanha, marcada para o dia 22 de maio.
Não há desabastecimento de doses da vacinana região
Nos 18 municípios que são atendidos pelo setor de imunização da Gerência Regional de Saúde da SDR de Videira a vacinação da Campanha de Vacinação contra Gripe está seguindo normalmente. Após registros isolados de falta das doses na quinta-feira, dia 7, o problema foi solucionado já na sexta-feira, dia 8, com a distribuição de outro montante das vacinas da gripe. Embora procedida pelo estado, as vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, do Governo Federal. Inicialmente o Ministério havia repassado 40% das doses, 23.400 vacinas, e na quinta-feira, dia 7, disponibilizou mais 40%, totalizando 47.800 doses de um montante de 60 mil. O restante deverá ser disponibilizada para a regional, ainda nesta semana. “Não houve falta da vacina da gripe, na verdade ocorreu umademanda de procura pela vacina maior do que o esperado para o período, o que não aconteceu nos anos anteriores, ocorrendo desabastecimento por algumas horas”, afirmou Farinon.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text} {readmore}{/article}