Gerência de Saúde de São Miguel do Oeste participa de reunião de Gestão Integrada de DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose
Nesta quarta e quinta-feira, 2 e 3 de julho, representantes da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste participaram da reunião de Gestão Integrada com coordenadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e de Atenção Básica. O encontro ocorreu no hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, com o objetivo de integrar as ações dessas áreas e discutir assuntos relacionados à vigilância, prevenção e assistência dessas doenças. O evento foi organizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
No encontro foram apresentados índices de mortalidade ligados às DST’s, protocolo de tratamento dos pacientes, a apresentação do Sistema Infecção Latente de Tuberculose (ILTB), ações integradas para a Campanha contra Hepatite B e o fluxo e logística das hepatites virais, discussão sobre as conferências do Plano de Enfrentamento de Aids, Hepatites Virais e outras DSTs em Santa Catarina.
Conforme a gerente de Saúde de São Miguel do Oeste, Paula Corrêa, o objetivo é estimular a discussão sobre as DST’s e também desmistificar o problema. “O assunto deve ser tratado de forma natural, já que ninguém está livre de contrair essas doenças. É preciso também que se ofereça um diagnóstico precoce para que o tratamento seja mais eficaz. A tuberculose é a primeira causa de morte em pacientes com AIDS. Dentre as doenças infecciosas é a quarta que mais mata”, afirma.
Informações adicionais para a imprensa:
Gisele Vizzotto e Priscila Pisoni
Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2901