Gerência de saúde de Quilombo e Chapecó realizam encontro para discutir a brucelose humana
Na tarde da sexta-feira, 9, a equipe da gerência regional de saúde de Quilombo e Chapecó, juntamente com a equipe técnica da Cidasc, realizaram um encontro com médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e secretários municipais de saúde, para repassar informações sobre a brucelose humana.
O médico veterinário da Cidasc, Milton Kasper, abordou quais sãos os meios de transmissão da brucelose, também os cuidados que devem ser tomados nas propriedades para prevenir a proliferação da doença, e enfatizou a importância dos cuidados com os animais, como a realização de exames. Já a equipe técnica de zoonoses da regional de saúde, Débora Samira da Costa e Kely Freitas de Oliveira, abordou como é o protocolo de encaminhamento dos exames e de tratamento de pacientes infectados pelo vírus.
Mais de 50 profissionais da regional de Quilombo participaram do encontro. De acordo com o gerente regional de saúde, Velonir Balen, o esclarecimento em relação à brucelose é importante, pois a região possui muitas propriedades rurais, algumas já com foco da doença. “Esse encontro foi um pedido das secretarias municipais de saúde, em vista da preocupação de casos da doença em humanos que estão ocorrendo na região.”
{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}