Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Saúde de...

Gerência de Saúde de Maravilha participa de reunião de Gestão Integrada de DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose

reuniao dive 20140708 1764063450

A gerente de Saúde da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha Zenaide Borre Kunrath, participou, na última semana, quarta e quinta-feira, 2 e 3 de julho, da reunião de Gestão Integrada com coordenadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, Hepatites Virais, Tuberculose e de Atenção Básica.

 

>>>Acesse a galeria de fotos

O encontro ocorreu no hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, com o objetivo de integrar as ações dessas áreas e discutir assuntos relacionados à vigilância, prevenção e assistência dessas doenças. O evento foi organizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

No primeiro dia do encontro, o diretor de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Macário, apresentou o perfil epidemiológico das DSTs, Aids, hepatites virais e tuberculose. O médico infectologista Eduardo Oliveira abordou o protocolo de tratamento dos pacientes com HIV e a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Nardele Juncks, o Sistema Infecção Latente de Tuberculose (ILTB).

O fluxo e a logística do teste rápido e da fórmula infantil foram explicados no segundo dia do encontro. A responsável pela Divisão de Hepatites Virais, Simone Bittencourt, apresentou as ações integradas para a Campanha contra Hepatite B e o fluxo e logística das hepatites virais. O evento finalizou com a discussão sobre as conferências do Plano de Enfrentamento de Aids, Hepatites Virais e outras DSTs em Santa Catarina.

Conforme a gerente de Saúde o objetivo foi discutir o cenário atual no que diz respeito à DST’s, HIV e Hepatites e novas estratégias de prevenção e enfrentamento. “É preciso organizar o sistema de saúde para depois, fazer a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Organizar o fluxo e informar e capacitar os profissionais de saúde, além de estimular a discussão sobre as DST’s e também desmistificar o problema”, afirma.

Informações adicionais para imprensa:
Carla Trentin
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 8839-1117 (49) 3664-6532