Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Saúde da...

Gerência de Saúde da ADR Maravilha reúne profissionais para tratar de Hepatites e Influenza

hepatites e influenza 20160801 1402946906

A Gerência de Saúde (Gersa) da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha em parceria com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica da Gerência de Saúde de Chapecó realizaram na quinta-feira, 28, dois encontros com gestores de saúde, médicos e enfermeiros dos municípios, abrangendo os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (responsáveis pelos setores de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica) e dos Hospitais que pertencem à ADR de Maravilha.

O secretário executivo da ADR Maravilha, Valci Dal Maso comentou a importância de reunir os profissionais da saúde para abordar assuntos como Hepatites e Influenza. “Esse encontro trouxe aos profissionais da área da Saúde dois temas que merecem atenção. Nesse dia 28 é Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e precisamos divulgar todas as formas de prevenção das hepatites por isso a importância de manter a equipe de Saúde atualizada. Além deste assunto todos tiveram mais informações sobre a Influenza e como agir perante surtos desta doença”, pontuou Dal Maso.

hepatites e influenza 20160801 1579267868A primeira palestra teve como tema Hepatites e foi realizada pelo médico infectologista Dr. Hugo Noal, que destacou a importância da prevenção de novos casos e orientações em saúde relacionadas ao tema. De acordo com o infectologista a região oeste do estado é uma região considerada endêmica para a hepatite B, ou seja, possui altos índices de paciente com a doença.

O segundo encontro abordou o Manejo da Influenza com o médico infectologista Hugo Noal, aspectos epidemiológicos e recomendações frente à surtos com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Gersa de Chapecó Katyane Tedesco e organização dos processos de trabalho na Atenção Básica e prevenção da influenza com a enfermeira da Atenção Básica da Gersa de Chapecó Otília Cristina C. Rodrigues.

Entre os objetivos da realização do encontro esteve orientar quanto à prevenção; estimular detecção precoce de casos suspeitos, especialmente pacientes com fator de risco para complicações e a orientar quanto aos fluxos e manejo do paciente. De acordo com as enfermeiras o controle da influenza requer vigilância qualificada, que seja capaz de orientar de forma técnica e permanente os responsáveis quanto a decisão e a execução de ações de controle.

O encontro foi acompanhado também pela equipe da Gerência de Saúde da ADR Maravilha as técnicas em enfermagem Cristiane Decesaro e Lúcia Fuzinatto.

Informações adicionais para a imprensa
Carla da Silva Trentin
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: carla@mvh.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 8839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha