Gerência de Saúde da ADR Itapiranga programa reunião com secretários municipais de saúde
O encontro que pretende reunir os secretários municipais de saúde dos cinco municípios da regional e respectivos assessores vai ocorrer no dia 15 de fevereiro no auditório da ADR Itapiranga com início às 9h. O evento tem o propósito de aproximar a gerência regional de saúde com os municípios, trocando informações que visam um melhor atendimento à população.
A Gerência Regional de Saúde faz parte da estrutura da Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga desde a implantação em 2007. No local atende a população dos municípios em inúmeros encaminhamentos, principalmente, em questões burocráticas para auxiliar as secretarias municipais de saúde no que tange ao encaminhamento de pacientes para o tratamento especializado em outros centros.
De acordo com o gerente de saúde da ADR Itapiranga, Carlos Melo, o primeiro atendimento do paciente ocorre necessariamente na unidade básica de saúde do município e, quando necessário, passa pelo secretário municipal de saúde e após esgotadas as possibilidades em âmbito municipal, as solicitações são encaminhadas para a regional que efetua todo o procedimento burocrático para atender o paciente.
O gerente de saúde informa que, é competência da gerência de Itapiranga prestar orientações, capacitar os municípios, receber processos de tratamento intraestadual e interestadual, realizar agendamento de consultas, solicitar recursos para pagamento de ajuda de custos da alimentação e pernoite dos pacientes e acompanhantes e proceder a prestação de contas dos recursos alocados para cada paciente.
“Para ter uma ideia do trabalho executado na ADR, somente em 2016 foram atendidos e encaminhados 327 processos de Tratamento Fora de Domicílio (TFDs) para outros centros de saúde no estado de Santa Catarina. Mais de 150 consultas e ou exames em cardiologia foram encaminhados pela regional e atendidos no Hospital Regional de Xanxerê. Além disso, encaminhamos o atendimento de oito pacientes para outros estados. Na oxigenoterapia domiciliar atendemos 15 pacientes. Já no serviço de atenção aos ostomizados são atendidas 27 pessoas e em saúde auditiva disponibilizamos 36 agendamentos”.
Faz parte da gerência regional de saúde de Itapiranga o serviço estadual de Vigilância Sanitária. Entre as principais ações desempenhadas está a fiscalização de hospitais, unidades de saúde, laboratórios, clínicas médicas, estéticas, consultórios odontológicos, estabelecimentos de fisioterapia e farmácias. Aproximadamente 170 estabelecimentos dos cinco municípios da ADR Itapiranga são vistoriados pela vigilância sanitária regional. O departamento também expede os alvarás sanitários.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}