Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Saúde da...

Gerência de Saúde da ADR Araranguá orienta profissionais dos municípios sobre procedimentos em relação ao vírus Influenza

reuniao saude dra flavia 20160413 1316320513

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, por meio da Gerência de Saúde, reuniu na tarde desta quarta-feira, 13, no auditório da ADR, representantes dos municípios do Extremo-Sul para alinhar os procedimentos realizados frente aos casos de Influenza A/H1N1.

 

O encontro, coordenado pela médica pneumologista da ADR Araranguá, Flávia Correa Guerra, contou com a participação de coordenadores de atenção básica, coordenadores de vigilância epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde e representantes dos hospitais da Região.

reuniao saude dra flavia 20160413 1519760432Foi discutida a nota técnica da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado), que orienta quais os procedimentos a serem tomados em relação aos casos de Influenza A/H1N1. “O principal objetivo é que todos os serviços de saúde da Região sigam os protocolos e intensifiquem as ações de prevenção em seus Municípios”, destacou a gerente Regional de Saúde, Patrícia Gomes Jones Paladini.

A Secretaria de Estado da Saúde vai antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza em Santa Catarina, sendo 30 de abril o dia “D” de mobilização nacional para intensificação da vacinação para todos os grupos. As doses já vão proteger contra os virus influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e B. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves por gripe.

Serão vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (que apresentem pneumopatias – incluindo asma; cardiovasculopatias; nefropatias; hepatopatias; doenças hematológicas; distúrbios metabólicos; transtornos neurológicos e do desenvolvimento – como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros; imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros; obesidade; e pacientes com tuberculose, de todas as formas); os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional – Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0053/ 9148-1191
Site: http://www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua