Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Educação de...

Gerência de Educação de Taió conclui capacitações da Educação Especial

A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió promoveu duas capacitações na área da Educação Especial. Uma delas foi o curso de Formação Continuada de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que aconteceu de maio a agosto. Participaram 15 profissionais da área que já possuem conhecimento básico em Libras. E a outra foi o Curso Salto para o Futuro voltado à gestão para inclusão no ciclo de alfabetização, envolvendo cerca de 54 professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede).

O curso foi desenvolvido para capacitar os docentes que já atuam como professores nas escolas da rede estadual e municipal de ensino, oportunizando preparo para melhor atender a demanda e cumprir as exigências da legislação nacional na área de atendimento às pessoas com deficiência auditiva.

Conforme a integradora de Educação Especial e Diversidade, Nadir Ângelo da Silva, no encerramento do curso os participantes fizeram uma apresentação teatral. “Os educadores participaram de uma atividade muito importante, expressando através da Língua Brasileira dos Sinais, as diversas formas de necessidades, sentimentos e emoções do ser humano”, destacou.

Para o gerente de Educação, João Tadeu Corrêa, a capacitação teve o objetivo de diminuir as barreiras da comunicação, difundindo o uso da Língua Brasileira de Sinais e favorecendo o desempenho das atividades pedagógicas. A formação aconteceu na Escola de Educação Básica Leopoldo Jacoben e foi ministrada pelo professor de Libras, Ari José Viviani e pela integradora Nadir Ângelo da Silva.

O Curso Salto para o Futuro – Gestão para Inclusão no Ciclo de Alfabetização, foi realizado no auditório da SDR no período de maio a agosto e envolveu cerca de 54 professores do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Saede), e segundos professores de turma da rede estadual, municipal e particular de ensino.

A integradora Nadir, que ministrou o curso, disse que a capacitação oferecida teve como base teórica a apostila do Programa Salto para o Futuro, além de materiais de Educação Especial sobre as deficiências, dificuldades de aprendizagem e transtornos escolares, no intuito de promover a inclusão da pessoa deficiente, bem como a busca pelo ensino-aprendizagem. 

{article Estela Stange Purnhagen – SDR Taió}{text}{/article}