Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Educação de...

Gerência de Educação de São Lourenço do Oeste realiza treinamento do sistema Educacenso

A Gerência de Educação de São Lourenço do Oeste realizou nesta sexta-feira, 7, o treinamento do Sistema Educacenso – Censo Escolar 2017. Participaram do encontro, coordenado pela servidora Neli Bastezini Kronbauer, os responsáveis pelo Censo Escolar das secretarias municipais de Educação e das escolas particulares dos sete municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional: Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.

O treinamento, coordenado pela servidora Neli Bastezini Kronbauer, repassou orientações sobre o preenchimento correto dos dados no sistema, com foco principal nas dúvidas encontradas até o momento.

A coordenadora explica que as informações coletadas podem ser classificadas em quatro grandes dimensões: escolas, alunos, docentes e turmas. Para cada dimensão existem informações que buscam caracterizar esses grupos. A Portaria Nº 269, de 23 de março de 2017, estabelece as datas, bem como os respectivos responsáveis para as duas etapas de coleta (coleta inicial e situação aluno) e atividades do processo de execução do Censo Escolar da Educação Básica de 2017. A data final para preenchimento da matrícula inicial no Sistema Educacenso será dia 31 de julho.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é uma pesquisa realizada anualmente. Trata-se do mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. Por meio dele, é possível traçar um diagnóstico da realidade educacional brasileira, subsidiar a implementação e acompanhamento de políticas públicas e planejar a distribuição de recursos federais e estaduais.

A coleta é obrigatória, tanto para escolas públicas como privadas, e de caráter declaratório da escola. Diante disto, os gestores são os responsáveis pela veracidade das informações e devem acompanhar todas as fases do processo censitário, respeitando os prazos estipulados e verificando os relatórios existentes para realizar, se necessário, eventuais correções como forma de garantir os recursos e o acesso aos programas. 

Objetivos do Censo Escolar

– reunir informações para a elaboração de análises e descrições do Sistema Educacional Brasileiro;

– obter informações sobre a Educação Básica, para subsidiar a elaboração, o planejamento, a execução e o acompanhamento de políticas públicas educacionais.

– coletar os dados necessários para o cálculo dos coeficientes para a distribuição dos recursos relacionados a educação;

– produzir indicadores educacionais comparáveis internacionalmente, contribuindo para a discussão sobre a qualidade da Educação Básica; e

– permitir e facilitar o controle social realizado pela sociedade civil.

As matrículas e dados escolares coletados servem de base para diversos programas federais:

– Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);

– Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae);

– Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate);

– Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); e

– é ainda base para determinação dos coeficientes de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), entre outras ações.
{article Juliana Balotin – SDR São Lourenço do Oeste}[text]{/article}

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support