Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gerência de Educação de...

Gerência de Educação de Quilombo encerra curso de formação continuada com painel sobre violência

Cerca de 180 professores participaram na tarde da terça-feira, 24, do painel sobre reflexões para implementar a política de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na escola, e também do encerramento do curso de formação continuada de 2015. O encontro foi organizado pela equipe da Gerência Regional de Educação (Gered) de Quilombo e contou com a participação da promotora de justiça da comarca de Quilombo, Ana Laura perônio, da assistente social forense Alessandra Minossoo Winck, e do psicólogo William de Barros França.

De acordo com a supervisora de ensino, Olga Casagrande, o encontro teve como objetivo estimular os professores para contribuir com o desenvolvimento de práticas educativas que ensejam discussões, atitudes e planejamento para o enfrentamento das expressões de violência e as novas modulações presentes nas nossas escolas. “Faz parte da proposta curricular de Santa Catarina debater essas questões de vivências que o professor se depara e às vezes não sabe como agir. Também é uma forma de refletir sobre essas questões”.

Na ocasião, a assistente social forense Alessandra apresentou trabalhos de mediação desenvolvidos em algumas escolas no País, onde os próprios alunos e professores são mediadores e resolvem as questões de violências geradas dentro da escola. Em torno disso, a promotora e o psicólogo também abordaram a mediação como uma maneira de proceder com a violência na escola.

Como projeto para o próximo ano letivo, alguns professores da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Jurema Savi Milanez e da Escola de Ensino Fundamental (EEF) João Paulo I irão elaborar um projeto de mediadores. O gerente regional de Educação, Luis Pacazza, destaca o projeto com um beneficio para toda a comunidade escolar. “É uma alternativa importante para trabalhar os conflitos na escola, trazendo benefícios para os profissionais, estudantes e comunidade em geral”.

Sobre o encontro, Luis destaca a produtividade e sintonia entre os participantes e os palestrantes. “Foi uma tarde produtiva, com um assunto que por muitas vezes não é comentado pelos professores e eles tiveram a oportunidade de abordar essa questão. Agradecemos a participação de todos os professores, também pela presença em todos os encontros da formação continuada promovida durante este ano”. 

{article Thaise Vanessa Guidini – SDR Quilombo – Assinatura}{text}{/article}