Gerência de Educação de Laguna divulga os vencedores da etapa regional da Feira de Ciências
A gerência de Educação, da 18ª Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna divulgou nesta segunda-feira, 29, o resultado da 11ª edição da Feira Regional de Ciências e Tecnologia da Educação Básica.
O projeto Eco-Ar, um filtro a base de algas para veículos automotores, idealizado por alunos do 9º ano da EEB Martinho Callado Júnior, de Pescaria Brava, levou o primeiro lugar na categoria de ensino fundamental. Para elaboração foram utilizados materiais recicláveis ou biodegradáveis. O filtro tem como objetivo diminuir de um dos principais vilões da qualidade do ar: o CO2 (gás carbônico).
Nesta etapa ainda foram classificados os projetos de Pernacultura: O respeito ao ciclo, da EEB Henrique Lage e Cortador de garrafas, da EEB Engenheiro Álvaro Catão, localizadas em Imbituba.
No ensino médio classificaram-se a EEB Eulina Heleodoro Barreto (Imaruí), com o projeto Lâmpada Sustentável; a EEB Cel José Maurício (Laguna), trouxe a Placa Solar e a EEB André A de Souza, mostrou o projeto Lixão e Aterro Sanitário:
Os alunos do ensino médio profissionalizante apresentaram os projetos: Aquicultura Multitrófica Integrada: Um futuro sustentável para produção aquática e A contaminação da Lagoa Imaruí através do chumbo contido nas baterias de pesca.
Preocupados com a saúde e a contaminação das lagoas, os alunos da EEB Domingos Barbosa Cabral, de Pescaria Brava desenvolveram uma pesquisa para substituição das baterias por placas de energia solar, para gerar energia e acender as luzes utilizadas durante a pesca artesanal de camarão. Atualmente as luzes que iluminam as lagoas são a base de chumbo, e causam danos à saúde e a contaminação das águas por metal pesado.
Os primeiros classificados de cada categoria participarão da etapa estadual, que será em Florianópolis posteriormente.
Para os responsáveis pelo setor de Gestão da Rede, a Feira de Ciências é um espaço que oportuniza troca, aprendizado, descoberta e investigação científica a todas as unidades escolares, contribuindo para construção de uma sociedade mais justa e humana.
{article Fabrícia Silveira Carneiro – ADR Laguna – Assinatura}{text}{/article}