Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Chapecó participa de projeto...

Chapecó participa de projeto de prevenção a violência escolar

gerei chapeco participa de projeto de prevencao a violencia escolar 20150514 1782196250

A SDR de Chapecó participa de projeto de prevenção a violência escolar. A iniciativa tem por objetivo orientar professores, funcionários, pais e alunos das escolas da rede estadual de Chapecó, apresentando alternativas voltadas à prevenção a violência nas escolas, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, justa e solidária. Juntamente com a Policia Militar de Chapecó, a Gerencia de Educação faz palestras nas escolas, apresentando o projeto.  Uma das palestras foi apresentada aos alunos da EEB Bom Pastor, a maior escola pública de Chapecó.

A violência é, infelizmente, uma prática que vem sendo disseminada em todas as esferas sociais, inclusive nas instituições de  ensino, seja na rede pública ou privada. Dentre as variáveis que levam ao aumento da violência na sociedade brasileira estão à desigualdade social, o enfraquecimento de conteúdos culturais, éticos e morais, a família desestruturada, as diferenças culturais, maus tratos e uma ausência de cultura de paz nos sistemas nos sistemas de relações sociais.

gerei chapeco participa de projeto de prevencao a violencia escolar 20150514 1558488812Diante das  inúmeras ocorrências envolvendo violências nas escolas, busca-se, incentivar o debate sobre esse tema, estratégias e ações voltadas a minimizar essa violência, orientar a cerca de questões de segurança, objetivando a prevenção de delitos no âmbito escolar, também resgatar junto aos alunos adolescentes, valore morais e éticos voltados ao convívio social e resgatar junto aos pais dos alunos a responsabilidade da família sobre a formação e educação destes adolescentes.

Na busca de alternativas que venham a contribuir para minimizar o quadro de violências nas escolas, é de fundamental importância orientar profissionais da área da educação sobre ações que possam ser adotadas a fim de aumentar a segurança nas escolas. Da mesma forma, levar aos alunos e pais a discussão sobre a importância de reavaliar condutas, orientando sobre questões relacionadas à cidadania e ao convívio harmônico, as consequências das praticas de delitos e suas respectivas punições, além da necessidade de se refletir sobre o assunto.

{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text} {readmore}{/article}