Gered Itapiranga articula a participação de alunos da região no Programa Jovem Embaixador
A Secretaria de Estado da Educação já está em processo de seleção dos candidatos do Programa Jovem Embaixador 2018. O programa foi criado em 2002 pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação, Centros Binacionais e empresas americanas e brasileiras da Missão dos Estados Unidos no Brasil. A gerência regional de educação da ADR Itapiranga está articulando com os educandários a eventual inscrição de alunos.
De acordo com a gerente de educação da ADR, Marina Bianchi, o processo seletivo é bastante competitivo. O programa é desenvolvido em seis etapas. Segundo a gerente, a quarta será em Florianópolis nos dias 14 e 15 de setembro, quando serão aplicados os exames oral e escrito em língua inglesa, bem como, apresentações dos trabalhos de voluntariados pelos estudantes.
O programa busca beneficiar 50 alunos brasileiros da Rede Pública, que são exemplos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, em suas comunidades, e que conhecem a língua inglesa, disponibilizando um intercâmbio de três semanas, nos Estados Unidos, em janeiro de 2018. Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington-DC, e participam de oficinas sobre justiça social, voluntariado e liderança. Após a programação na capital americana, os jovens viajam para os estados-anfitriões, onde são hospedados em famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.
{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}