Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gered Dionísio Cerqueira participa...

Gered Dionísio Cerqueira participa de Seminário do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional


Foto: Assessoria de Imprensa/SED

Durante a terça-feira, 21, profissionais que atuam nas escolas que oferecem o novo modelo de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) de Técnico em Informática estiveram em Florianópolis em formação continuada. Da Gerência de Educação da Regional de Dionísio Cerqueira participaram a gerente de Educação Tânia Gasperin dos Santos e as servidoras Michelle Pertel e Ivete Bassani. É o último grande encontro do ano e tem como objetivo socializar os projetos desenvolvidos nas escolas envolvidas durante este ano letivo com as que disponibilizarão o curso em 2018.

“Queremos promover a discussão visando à integração da educação básica à profissional no fazer diário das escolas, assim como refletir sobre os projetos desenvolvidos durante este ano letivo nas escolas envolvidas”, explica a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

O encontro iniciou com a palestra do professor e pesquisador, Simon Schwartzman, sobre Educação Média Profissional no Brasil: Situações e Caminhos. “A educação técnica profissional é uma opção do Ensino Médio e garante a formação ampla por meio dos conteúdos comuns da BNCC. Os cursos abrem espaço para outras formas de trabalho com mais autonomia e melhora o desempenho dos alunos. É uma grande oportunidade aos jovens”, destaca Schwartzman.

Na sequência, os gestores escolares das quatro escolas que receberam o novo modelo de Emiep este ano se reuniram em mesa redonda para apresentar o seu trabalho no projeto. O primeiro a falar foi o diretor da escola Eng. Annes Gualberto, Edson Machado Miguel. Segundo ele, o grande diferencial do programa é o apoio pedagógico Itaú BBA e do Senai nesta parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O diretor da escola Elza Mancelos, Nelson Pereira Matias, de Guarujá do Sul, se sente lisonjeado e agraciado pela sua equipe. “Queremos aumentar o Ideb e formar bons profissionais. Realizamos nosso planejamento semanal e as consequências são bons frutos que estamos colhendo”, evidencia.

Para o diretor da Escola Professor Olavo Cecco Rigon, Sergio Cordeiro Righi, de Concórdia, a matriz é o grande atrativo e permite ao aluno estudar onde e quando quiser, o que mantém os estudantes sempre estimulados. Já para a diretora da Escola São João Batista, Lenize Cecília Gava Borghetti, de São Miguel do Oeste, o maior desafio foi o pedagógico. “Em junho, detectamos que muitos alunos precisavam melhorar suas notas e nos reunimos para traçar um novo plano de trabalho. Conseguimos os resultados e estimulamos nossos alunos”, comenta.

O encontro contou ainda com palestra do Camila Tribess, do Instituto Ayrton Senna, intitulada Projeto de Vida e socialização dos projetos por parte dos coordenadores e professores dos cursos das diferentes escolas ofertantes do Emiep com o curso de Informática.

Sobre Emiep curso de Informática

O novo modelo de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional teve início neste ano de 2017 em quatro escolas catarinenses: Professor Olavo Cecco Rigon, de Concórdia; Elza Mancelos de Moura, de Guarujá do Sul; Engenheiro Annes Gualberto, de Imbituba; e São João Batista, de São Miguel do Oeste.

“Já ofertamos diferentes modelos de Ensino Médio, mas que ainda não estão alinhados com a reforma do Ensino Médio. Entre os principais pilares da reforma estão: a flexibilização, que trabalha as diferentes trajetórias; a articulação com educação profissional preparado para escolher os caminhos que deseja, seguir ensino superior ou o mundo do trabalho; o tempo integral e a educação integral. O novo Emiep trabalha tudo isso e tem apresentado bons resultados”, destaca o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

No caso do novo Emiep, as mudanças implementadas em Santa Catarina vieram a partir de conversas com profissionais da escola, sendo a carga horária e a falta de conversa entre as disciplinas o grande desafio. A segunda escuta foi uma pesquisa de oferta e demanda da educação profissional em SC. “A partir daí, convidamos o Itaú BB para trabalhar conosco, sem custo, para construir novos desenhos. Por isso, construído com mudança na carga horária e no conteúdo ofertado. Mesmo implantado este ano, nada esta fechado e sugestões podem ser apresentadas. É preciso encarar o Emiep de Técnico em Informática como uma grande oportunidade e não como uma obrigação. Estamos avançando e vencendo cada processo cumprindo cada uma das propostas feitas. E hoje, com a socialização dos projetos, percebemos o grande trabalho feito em cada escola”, finaliza Deschamps.

O currículo deve contemplar as diferentes áreas do conhecimento, tendo como foco a formação humana integral, bem como a educação profissional, possibilitando ao jovem identificar-se com uma profissão e acessar ao mudo do trabalho com maior clareza quanto às potencialidades e responsabilidades. O Ensino Médio Integrado a Educação Profissional de Técnico em Informática integra o movimento de construir percursos que integram o currículo da Base Nacional Comum Curricular à Formação Técnica e Profissional.

Informações adicionais para a imprensa:
Edinéia Rauta
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação

Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira
E-mail: comunicacao@dcq.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3644-3317 / 99137-8637
Site: sc.gov.br/regionais/dionisiocerqueira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support