Gered de Timbó realiza votação do Plano de Gestão Escolar em escolas de Ascurra, Timbó e Indaial
Nesta quarta-feira (18) a Secretaria de Estado da Educação (SED), através da Gerência Regional de Educação (Gered) de Timbó, irá realizar o processo de escolha do Plano de Gestão Escolar (PGE) em três escolas que integram a Gered Timbó. De acordo com o Decreto 1.794 de 15 de outubro de 2013, modifica-se a forma de escolha dos gestores, ou seja, dos diretores nas escolas públicas estaduais. “Agora, a escolha do diretor não é mais por indicação política e, sim, por processo de seleção de um plano de gestão”, explica a supervisora de Educação Básica e Profissional da Gered, Mirone Longo de Campos.
Com a votação, o autor do plano assume a direção da escola até o final de 2015 e terá que colocar em prática as ações descritas no documento apresentado. As escolas participantes desse processo estavam emsituação de vacância da função de direção até o dia 28 de fevereiro, ou seja, naquelas em que os gestores pediram para sair do cargo até essa data, por algum motivo, por isso a necessidade de processo de seleção de Plano de Gestão por meio de edital de inscrição.
Conforme Mirone, as pessoas que tem direito a voto são os alunos, pais de alunos, professores e funcionários das escolas. Os votantes puderam ter acesso ao PGE já a partir do dia 10 de junho, através da Internet (página da Secretaria de Estado da Educação – SED) e a Comissão Escolar de cada instituição proporcionou um tempo para o diretor apresentar seu Plano.
A votação acontece das 8h às 21h, nas dependências das Escolas. As instituições de ensino que participam desse processo, na Gered Timbó, e os gestores que apresentarão os Planos de Gestão Escolar são: Em Timbó: Escola de Educação Básica Emir Ropelatto – gestora Clarice Bona; em Ascurra: Escola de Ensino Fundamental Deputado Abel Ávila dos Santos – gestora Silvana Duarte; e em Indaial: Escola de Ensino Fundamental Gustavo Barroso – gestora Rosângela Kretzcher.
Esse processo também iria ocorrer na Escola de Educação Básica Ruy Barbosa, em Timbó, porém, por motivo do pedido de dispensa da função por parte do diretor não haverá votação. A partir de julho o Conselho Deliberativo da Escola indicará outra pessoa.
Durante a votação nas escolas profissionais da SED estarão presentes acompanhando a votação. Em todo o Estado de Santa Catarina, 40 escolas realizarão o processo de votação do Plano de Gestão Escolar (PGE) nesta quarta-feira.
Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a medida de realizar a seleção nessas escolas fortalece a decisão de realizar seleção de Plano de Gestão em todas as escolas da rede estadual no segundo semestre de 2015. “Com a escolha muda o paradigma de gestão nas escolas da rede estadual e valoriza a participação da comunidade escolar nos processos de planejamento e decisão, no aperfeiçoamento da gestão democrática e na transparência das ações pedagógica e administrativa. No próximo ano faremos esse processo em todas as escolas da rede, para que no início de 2016 os Planos de Gestão Escolar escolhidos sejam colocados em prática”, defende.
As demais escolas não precisaram passar pela escolha, mas todos os diretores foram orientados e tiveram que elaborar e entregar o Plano de Gestão Escolar até o dia 17 de abril. Neste momento, todos os Planos estão sendo analisados por consultores especializados.
Mais informações:
Viviana Borchardt
Secretaria Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3023 / 8832-2377