Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Gered de Maravilha realiza...

Gered de Maravilha realiza encontro que abordou a Educação Especial

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Maravilha, por meio da Gerência de Educação (Gered) em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), promoveu nesta segunda-feira, 2, e terça-feira, 3, encontro para tratar sobre os princípios da Política de Educação Especial; programa pedagógico; roteiro de avaliação e inclusão dos alunos na escola regular.

>>> Acesse a galeria e faça download da foto

O encontro foi direcionado, pela parte da manhã da segunda-feira, aos gestores das unidades escolares e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pertencentes aos municípios de abrangência da Regional. Pela parte da tarde foram os assistentes técnico pedagógicos; responsáveis no acompanhamento pedagógico do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) e professores que atuam no SAEDE da unidades escolares e APAES. Na terça-feira o encontro foi voltado aos 2º professores de turma e responsáveis no acompanhamento pedagógico do 2º professor.

“A construção de espaços inclusivos nas escolas, vem exigindo dos educadores nova concepção das diferenças humanas, para compreender que a principal característica do ser humano é a pluralidade/heterogeneidade. Não somos iguais e uniformes, temos infinitas formas de manifestar o que pensamos e sentimos”, afirma a supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE Edite Sehnem, que coordenou o encontro. Segundo ela para construir Sistemas Educacionais inclusivos é necessário ter ações político-administrativas efetivas e ações técnico-cientificas que contemplem a diversidade humana.

Sobre a adequação curricular a supervisora destacou que o Sistema Estadual de Educação deve garantir adequações curriculares para contemplar a diversidade, promovendo o acesso e permanência com qualidade dos educandos na rede regular de ensino e estas adequações curriculares devem constar do projeto político pedagógico das unidades escolares.

De acordo com o gerente de Educação Almir Da Rosa, a formação é importante porque oferece subsídios na efetivação do processo de ensino e aprendizagem, além de proporcionar o conhecimento e a reflexão sobre o processo de inclusão educacional. “Cursos, como o desenvolvido nesses dois dias, proporcionam um aprofundamento no conhecimento destes profissionais. Com certeza estamos trabalhando numa perspectiva para melhorar cada vez mais a prática pedagógica dos nossos professores preparando-os para atuar nessa área.”

Para Carli Luiz Michels, que assumiu a função de integrador de Educação Especial e Diversidade neste mês de Junho, esse foi um momento para que os professores, que atuam diretamente com alunos com deficiência, pudessem se aperfeiçoar e dividir experiências. “Todo conhecimento é bem vindo, pois as dificuldades sempre existem e experiências como a dessa profissional nos dão uma direção e diretriz de onde queremos e podemos chegar”, conclui.

{article Carla da Silva Trentin – SDR Maravilha}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support