Gered de Maravilha realiza cursos de Formação para Conselheiros Escolares
A Gerência de Educação (Gered) de Maravilha iniciou o ciclo de 2015 de cursos de Formação para Conselheiros Escolares na região de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha. A primeira turma já está em andamento no município de Saudades, onde foram oferecidas vagas para as entidades escolares de Saudades, Pinhalzinho e Modelo. Na semana que passou na EEB Santa Terezinha do município de Maravilha, foi iniciada a segunda turma de formação para conselheiros escolares, onde estão inscritos 40 cursistas, entre alunos, pais, acadêmicos e professores das escolas estaduais de Maravilha.
O serviço de tutoria dessas duas turmas é realizado pelo professor Elcio Bamberg, de Saudades, e os cursos são organizados e oferecidos através da Gered de Maravilha, setor de Apoio ao Estudante, coordenado pela supervisora Veroni Neu Carraro e vem sendo desenvolvido com o objetivo de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão das escolas públicas.
“O objetivo desse curso é reforçar a importância dos conselhos escolares, abordando as rotinas e funções dos membros e a forma de participação dentro das escolas. O curso é de 40 horas, sendo três encontros presenciais e o restante da carga horária a distancia (EAD)”, explica Veroni destacando que este é um programa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, com o envolvimento da Gered.
Veroni lembra que estão abertas inscrições para uma nova turma em outubro. “Os interessados devem procurar as escolas estaduais ou a Gered e fazer a sua inscrição”, finaliza.
Conselho Escolar
O Conselho Escolar é um órgão colegiado, constituído por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar (pais, alunos, membros do magistério e diretor/a), que toma decisões sobre as dimensões administrativa, financeira e político-pedagógica da escola.
A finalidade do conselho é assegurar a participação de todos os segmentos para participar das decisões da escola, acompanhando a aplicação dos recursos e discutindo prioridades. Além disso, o Conselho também deve avaliar a atuação da escola na execução do projeto político-pedagógico, bem como participar das discussões sobre assuntos de interesse da comunidade escolar.
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Carla da Silva Trentin
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