Gered de Joinville promove seminário com professores do programa Ensino Médio Inovador
É preciso que o professor inove e deixe a zona de conforto para lecionar. É necessário pensar a escola como um espaço de inovação. Essas foram às mensagens deixadas aos 250 educadores que trabalham com o Ensino Médio Inovador em cinco escolas vinculadas a Gerência Regional de Educação (Gered) de Joinville.
Durante o seminário do programa, realizado nesta quinta-feira, 4, na Universidade da Região de Joinville (Univille), a palestra “Os saberes docentes e a inovação na educação”, do doutor em educação Victor Rafael Laurenciano Aguiar, despertou a reflexão no público presente.
Porém, ensinar é um exercício de amor e exige bastante dedicação. Neste sentido, o mestre em educação Maximiliano Batista de Oliveira, da Secretaria de Estado da Educação (SED), falou sobre “Educar: exercício de imortalidade”. Da palestra ficou a ponderação para os professores acreditarem em seus potenciais individuais e na propagação perene daquilo que ensinam.
Programa Ensino Médio Inovador
Desenvolvido em Santa Catarina desde 2010, possui carga horária ampliada nas disciplinas de química, português, matemática, biologia e inglês. Outro diferencial são as oficinas de teatro, esporte, dança e música e capacitação profissional que ocorrem no contra turno escolar. Durante o seminário, quatro escolas de Joinville e uma de Itapoá apresentaram os resultados do programa Ensino Médio Inovador, do qual participam aproximadamente 500 alunos.
A Escola de Educação Básica Jandira D’Ávila levou para o palco a peça “Alice no País das Maravilhas”. A montagem é resultado das oficinas de teatro. Uma releitura moderna do conto o “João e o Pé de Feijão” mostrou a criatividade dos alunos da Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat. A reflexão sobre os valores colocaram o personagem principal na figura de uma mulher.
Uma mistura cultural entre o Sul e o Nordeste foi o tema do “Boi de Mamão” da Escola de Ensino Médio Nagib Zattar. Os estudantes também apresentaram um foguete desenvolvido com garrafa PET nas aulas do contra turno, a iniciativa será levada para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. A Escola de Ensino Médio Celso Ramos apresentou os projetos desenvolvidos com foco em orientação sobre sexualidade e cultura. Da Escola de Educação Básica Nereu Ramos, em Itapoá, os relatos sobre como o curso de técnico em portos contribuiu para oportunizar mercado de trabalho e as experiências obtidas nas visitas em outros terminais do Brasil.
“Tivemos participação efetiva das escolas e dos professores. Os relatos de experiências do programa demonstram que conseguimos avançar na qualidade do ensino médio nessas unidades”, disse a gerente da Gered, Dalila Rosa Leal. De acordo com a gestora, o objetivo é conseguir ampliar o projeto.
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