Gered de Dionísio Cerqueira inicia formação do PNAIC
Professores e coordenadores pedagógicos das Escolas Estaduais de Dionísio Cerqueira iniciaram, na última semana, a formação referente ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade na Certa (PNAIC) 2016.
A formação continuada tem foco no primeiro ciclo de alfabetização, ou seja, primeiro, segundo e terceiros anos das séries iniciais do ensino fundamental e propõe novas práticas pedagógicas que facilitem a aprendizagem de todos os alunos.
A formação que acontecerá nos períodos de outubro a dezembro deste ano é coordenada pela técnica da Gerência de Educação de Dionísio Cerqueira, Joeldes Vanda Kuhn Taube, e tem como orientadora de estudos a professora Edinara Perin Amann.
Participam do PNAIC as escolas: EEF Padre Reinaldo Stein, EEF João Café Filho, EEF Dalilo Quintino Pereira, EEB Jacob Maran, EEB Maria da Glória Mattos, EEB Theoduretto, EEB Cedrense, EEB São José, EEB Serafim Bertaso e EEB Osni Medeiros Régis.
O que é o PNAIC?
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Para o ano de 2016, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
– Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos.
– Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente.
– Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.
A principal inovação no programa é o fortalecimento das estruturas estaduais, regionais e locais de gestão de programas de apoio à alfabetização e ao letramento, com a alocação de novos perfis de coordenadores do Pacto nos estados e nas regionais de ensino, para que trabalhem junto aos coordenadores locais, já participantes do PNAIC. Neste caso, a intenção é promover o apoio à constituição dessas equipes de coordenadores vinculados às redes de ensino para que assegurem o acompanhamento das ações do programa e avaliem a aprendizagem dos estudantes, responsabilizando-se também pelos resultados da alfabetização em seus estados e municípios.
Manoely Dias Cogo
Assessoria de Imprensa
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