Gered da SDR Itapiranga oferece encontro de estudos da área de Ciências Sociais
Para estimular os estudos de temas da atualidade, tanto mundiais como regionais, foi realizado um encontro com 25 professores estaduais das áreas de Ciências Sociais, na última sexta-feira, 1º, no auditório da Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.
O encontro voltado para professores de história, filosofia, sociologia e geografia ocorreu das 8h às 16h30min e, no período da manhã, foi realizada uma palestra sobre as experiências das viagens realizadas a vários países e povos do mundo pelo chamado “andarilho” Edson Walker. Ele mostrou muitos registros fotográficos realizados e respondeu a diversas perguntas.
Na parte da tarde, os participantes realizaram uma viagem de estudos, priorizando conhecer a história que envolveu o conflito da Coluna Prestes e tropas do governo. O fato culminou na morte do Tenente Portela, que tem seu túmulo no canto dos Bravos, em Pinheirinho do Vale. A explanação foi feita às margens dos rios Pardo e Uruguai, pelo historiador, João Fuhr.
Na sequência, a equipe se deslocou à comunidade de Linha Chapéu, onde o líder Eugênio Lottermann fez um breve relato da vinda dos primeiros moradores a Porto Novo e das dificuldades encontradas. O engenheiro agrônomo, Pedro Heberle, de São João do Oeste, também falou aos professores sobre o histórico de ocupação do espaço e as atividades da região da Antiga Porto Novo.
No retorno da viagem de estudos, os docentes tiveram contato com a casa de Fernando Peolking, de Sede Capela, a qual foi construída em 1933 com tijolos e barro, e que mantém até hoje suas características originais. Eles também conheceram o sistema de captação da água de chuva, da filtragem e da sua utilização, na residência de Ignácio e Ilse Kappes de Sede Capela. O casal recebeu os visitantes com frutas, sucos e comes, antes do encerramento do evento.
{article Márcia Welter – SDR Itapiranga}{text}{/article}