Gered Chapecó pede atenção dos pais aos dias de jogos da Seleção Brasileira
A Copa do Mundo muda a rotina nas escolas e estimula a criatividade e conhecimento na produção de trabalhos interdisciplinares tendo como tema o mundial de futebol. A Gerência Regional de Educação (Gered) Chapecó pede que os pais fiquem atentos à orientação de cada escola nos dias de jogos da Seleção Brasileira.
A Gered segue orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED), que sugere às escolas a realização de programação dentro da própria unidade escolar nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Caso não seja possível organizar atividades em sala de aula, a SED observa que uma opção é dispensar as turmas no turno em que ocorrer o jogo. É importante lembrar que a unidade que optar pela dispensa das aulas deverá encaminhar à Gerência/Coordenadoria de Educação o cronograma de reposição das horas/aula.
“Cada escola irá avaliar se terá atividades para acompanhar os jogos ou se dispensará os alunos para que possam assistir aos jogos da Seleção do Brasil com seus familiares, tendo o compromisso de reposição de aula. É importante que os pais fiquem atentos às orientações da escola”, explica a gerente da Gered Chapecó, Maria Salete Perin.
Criatividade e aprendizado com a Copa
As escolas já estão ganhando as cores da Seleção Brasileira. Na EEF Neiva Costella, de Chapecó, os alunos estão desenvolvendo novas habilidades, o patriotismo e aprendendo mais sobre a cultura dos países que participam da competição esportiva. “Queremos mostrar para os alunos a diferença entre países em relação ao modo de se vestir, alimentação e música, sem discriminação das diferenças como raça, religião e classe social”, afirma a professora do 2º ano, Ivanete de Araújo.
Na EEB Bom Pastor, de Chapecó, os alunos do ensino fundamental se dedicaram a decorar a escola. Os trabalhos foram realizados em sala de aula, com pesquisa extraclasse. “Com essas atividades os estudantes aprendem mais sobre outros países, população, localização e cultura. Isso é possível com a dedicação e envolvimento dos professores do ensino fundamental – anos iniciais, equipe pedagógica e estudantes”, afirma a diretora Janes Giachin.
Cronograma e orientações da SED
22 DE JUNHO – 9 HORAS – BRASIL X COSTA RICA
O período matutino pode ser dispensado, mas as aulas devem voltar ao normal nos turnos vespertino e noturno.
27 DE JUNHO – 15 HORAS – BRASIL X SÉRVIA
As aulas ocorrem normalmente nos períodos matutino e noturno. Apenas os alunos do período vespertino podem ser dispensados, de acordo com a programação da escola.