Gerência de Educação de Campos Novos realiza Seminário Regional dos Gestores Escolares
Nesta sexta-feira, 15, equipe diretiva das 16 unidades escolares que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos estiveram reunidas no Auditório da ADR para o I Seminário Regional de Gestores Escolares.
Parte integrando do curso “Gestão Democrática e Papel do Gestor”, que está sendo realizado junto aos gestores pela Gerência da Educação de Campos Novos, por meio da Secretaria de Estado da Educação, o seminário foi destinado para a apresentação de vivências e relatos, com o objetivo de promover o compartilhamento de práticas exitosas que são aplicadas na escola.
De acordo com a tutora do curso da ADR Campos Novos, Cristiane Borré de Souza, nesta primeira edição do seminário, oito gestores puderam apresentar seus projetos e compartilhar seus avanços e dificuldades frente as unidades escolares que coordenam. Próximo evento deve acontecer em novembro, dando espaço para o compartilhamento de mais ações de outros oito gestores.
A abertura do seminário contou com a participação do secretário executivo de desenvolvimento regional da ADR Campos Novos, e também professor, Alaor Gotz, e ainda da gerente da educação, Patrícia Tomazoni Pelentir, que acompanhou todos os trabalhos. “Ficamos imensamente felizes de poder promover um evento que une os diretores para discutir esse modelo novo de gestão escolar e tão importante para a formação de cidadãos por completos, que é o que buscamos. Como profissional da educação que sou, fico satisfeito de ver esse processo passar por mudanças positivas e que beneficiam o ambiente escolar e nossos alunos”, disse Alaor.
Já a gerente da educação ressaltou da importância do compartilhamento das ações e da promoção da formação para os gestores, capacitando-os e mostrando-lhe ferramentas capazes de promover o desenvolvimento escolar pleno. “Neste momento, em que a educação passa por esse processo democrático, é importante a formação dos gestores no sentido de dar a eles ferramentas de administração e gestão que promovam a boa utilização dos recursos físicos, financeiros e humanos nas unidades escolares. Vimos aqui excelentes exemplos de gestão, de valorização do trabalho escolar e da mudança de realidade educacional e comunitária que boas ações provocam”, afirmou Patrícia.
Representando a Secretaria de Estado da Educação, o professor Hermerson Bombazaro acompanhou o seminário e a apresentação dos diretores. Para Hemerson os relatos dos gestores vão ao encontro a realidade escolar, que na região é baseada na diversidade. “Nos relatos podemos perceber que as experiências compartilhadas vão de encontro com planos de gestão dos diretores, que foram aprovados pela comunidade escolar. Esse processo tem revitalizado a parceria entre a escola e a comunidade, e ainda possibilitado que os gestores revejam seus PPPs e PGEs a todo momento. Este é um momento novo na história educacional de Santa Catarina, mas é um modelo que veio para ficar.”, disse.
Bombazaro falou ainda, da importância da formação em serviço que o Estado oportuniza aos gestores neste momento. “Os diretores escolares sempre tiveram oportunidade de encontrar-se, porém esses encontros não tinham continuidade. Com a formação estes encontros são continuados e tem feito com que os gestores criem um diagnóstico escolar, construído com a ajuda da comunidade. Nos relatos de hoje percebemos a parceira da escola com entidades como polícia militar, Rotary, CDL, a revitalização dos grêmios estudantis e da APP, e isso é muito importante. ”, finalizou.
Talentos escolares são apresentados em seminário
Durante o seminário regional de gestores, alunos com talentos especiais fizeram suas apresentações. Declamações, interpretações e até o trabalho do grupo de inclusão da EEB Prof Virginia Paulina da Silva Gonçalvez, que interpretou a música Faz um Milagre em Mim através de libras, foi apresentado.
As apresentações demonstram a diversidade de talentos que a comunidade escolar tem junto aos alunos, e que precisam ser incentivados. A aluna do 7º ano da EEB Cel Gasparino Zorzi, que conquistou o segundo lugar no Festival de Música Amigos do Comad, que aconteceu em Campos Novos, com a participação de mais de 80 intérpretes, Ana Carolina Savaris, se disse feliz por demonstrar seu talento junto aos diretores.
A aluna do Centro de Educação de Jovens e Adultos, Francieli Oliveira que declamou uma poesia construída nas aulas de Literatura e Língua Portuguesa, relatou em versos as oportunidades que o Ceja traz àqueles que não puderam cursar seus estudos no momento mais adequado.
A gerente de educação da ADR Campos Novos ressaltou que projetos como os desenvolvidos através do Ensino Médio Inovador e ainda através da boa gestão dos diretores são portas abertas para a juventude. “Verificamos aqui diversas manifestações de talentos dos alunos que são percebidas através de oficinas e projetos desenvolvidos nas unidades escolares. É preciso incentivar esses talentos e auxiliar no desenvolvimento dos mesmos. E esse é o nosso papel”, finalizou.
Mais Informações:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
ADR Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.sdr.sc.gov.br
Fone: 49 3541-3331/ 49 8837-9276