Agência de Notícias SECOM

Geração TEC forma a primeira turma de 2013

O Geração TEC, programa do Governo do Estado para capacitação de jovens e adultos no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), entregou certificados para 11 formandos do curso de Montagem Eletrônica e Elétrica, na última quarta-feira, 24, em Florianópolis. Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, em quase dois anos, o programa forma uma geração para atuar no setor de tecnologia, um dos que mais cresce e que será o motor da nova economia catarinense. “Boa sorte para esses jovens catarinenses. Mais que profissionais prontos para o mercado, estes novos profissionais são agentes do desenvolvimento de Santa Catarina e da nova economia catarinense”, deseja Bornhausen.

O curso foi realizado em parceria com a empresa Cebra, que disponibilizou um colaborador para apresentar as ferramentas e máquinas utilizadas no ambiente de trabalho da empresa, além de ministrar aulas teóricas sobre a importância da documentação e da segurança. Segundo o assistente comercial da Cebra e instrutor do curso, Herbert do Carmo, alguns alunos já tinham conhecimento técnico e, outros, não. “Os alunos que concluíram o curso, no decorrer das aulas se mostraram bem engajados e com interesse em ingressar na área, porém, eles irão aprender muito mais na prática”, afirma.

Após 40 horas de curso, uma das alunas foi contratada para atuar na produção da Cebra. Lalesca Costa Marcos, 19, inicia o trabalho na próxima segunda-feira, 29. “Estou muito feliz e empolgada com o novo emprego, quero fazer outros cursos do Geração TEC para me aperfeiçoar e adquirir novos conhecimentos”, comemora Lalesca.

Lançado em 2011, o programa já realizou 2.092 certificações e capacitou 1.469 pessoas, em 12 cidades de Santa Catarina. Para 2013, o Governo do Estado garantiu R$ 3,5 milhões em recursos para a execução do programa, que pretende formar cinco mil pessoas até 2014.

O Geração TEC é um programa da SDS, realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Internacional de Inovação (i3), com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e com instituições do setor de tecnologia das cidades atendidas.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: jornalistaminunes@gmail.com
Fone: (48) 3665-2266 / 99929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support