Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Gás Natural em SC:...

Gás Natural em SC: entenda o que muda com o mercado livre

mercado livre de gás natural é uma realidade regulamentada em Santa Catarina desde julho de 2019, e possibilita que consumidores contratem o suprimento de gás e de transporte diretamente com os fornecedores de seu interesse e com os transportadores. No Estado, a SCGÁS é responsável pela distribuição, por meio de rede canalizada, do energético, e já tem se preparado para atender aos novos usuários do mercado livre.

Se antes, o custo do gás era estabelecido a partir de um único supridor para todos os 69 municípios catarinenses atendidos, agora os preços também podem ser acertados diretamente entre os consumidores e as partes comercializadoras do insumo. Neste novo cenário, o serviço de comercialização pode ser feito de forma distinta do serviço de distribuição de Gás Natural, que continua sendo atribuição da SCGÁS.

De acordo com a Resolução ARESC nº 136, a migração para o mercado livre está prevista para usuários que consomem acima de 10 mil m³/dia. Muito espelhada no mercado livre de energia elétrica, essa medida faz parte do programa federal denominado Novo Mercado de Gás (NMG), que fomenta a abertura de um mercado dinâmico e competitivo, promovendo condições para redução do seu preço e contribuindo para o desenvolvimento econômico do País.

A Companhia de Gás de Santa Catarina tem realizado diversas mudanças para se adequar a esse novo momento no mercado. Em outubro de 2021, a Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARESC) aprovou a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), que estabelece o valor e as condições aplicáveis aos usuários que desejarem utilizar a rede de distribuição, regulamentando a tarifa a ser aplicada aos usuários do mercado livre. Além disso, a SCGÁS já possui uma minuta padrão de contrato para oferecer aos interessados, que foi encaminhada para análise e aprovação da Agência Reguladora. 

Também em 2021, a concessionária criou a Gerência de Suprimento de Gás (GEGÁS), uma área específica para tratar de contratos de suprimento e transporte. Periodicamente, a Companhia publica em seu site novas chamadas públicas de aquisição do insumo, contribuindo assim com a diversificação de fontes e agentes supridores.

Outro destaque é a instalação do novo sistema de supervisão de redeque agrega a tecnologia de telemetria, monitora os grandes consumidores em tempo real e propicia atendimento aos futuros usuários livres. Até o final de 2026, a SCGÁS investirá cerca de R$ 16,8 milhões na implementação do sistema, a fim de se preparar para os novos desafios do mercado.

Novos desafios 

Aos consumidores que desejam migrar para o mercado livre de Gás Natural, existem alguns fatores a se considerar, como a contratação do transporte separada da contratação da molécula, que devem ser feitas pelo próprio usuário ou por um comercializador contratado. E para o setor de gás como um todo, o desafio é avançar e consolidar as mudanças iniciadas em toda a cadeia, desde a produção do gás, até seu consumo final, ampliando a oferta de gás e as infraestruturas.

Seja no mercado livre ou cativo, a SCGÁS reafirma seu compromisso na distribuição de um combustível mais seguro, limpo e eficiente aos catarinenses.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support