Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Futuro logístico será discutido...

Futuro logístico será discutido com entidades representativas de Santa Catarina

As entidades representativas de Santa Catarina estão sendo convidadas pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) para discutir o futuro dos equipamentos de logística do estado. A proposta envolve a realização de um workshop sobre ferrovias e formação de grupos de trabalho para discutir soluções para os portos e aeroportos.

O primeiro convite já foi formalizado à Facisc, durante participação do secretário Beto Martins, do adjunto, Robison Coelho, e de equipe técnica da SPAF, em reunião da diretoria. O gestor da pasta ouviu relatos sobre a Ferrooeste, projeto que conecta Santa Catarina e Paraná, sobre o canal de acesso à Baía da Babitonga, envolvendo a operação dos Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, e sobre o Aeroporto de Navegantes, que discute a construção de uma segunda pista.

“Nós queremos construir soluções alinhadas com o setor produtivo, com quem utiliza esses equipamentos e sabe das reais necessidades. Esta aproximação com o setor é um pedido do governador Jorginho Mello e a realização de um workshop e formação de GTs servirá para construir um alinhamento que resultará num documento para nortear o desenvolvimento destas áreas”, avalia Martins.

O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que os temas discutidos são de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Santa Catarina.

Ferrovias

Vital para o desenvolvimento catarinense, a Ferroeste foi tema da reunião instigado pelos vice-presidentes regionais da Facisc do Grande Oeste, que reúne as regionais Extremo Oeste, Oeste e Noroeste. Segundo o vice-presidente Regional pela Facisc do Extremo Oeste, Maikel Frey, a ferrovia é essencial para o abastecimento do estado. O vice-presidente do Oeste, Milvo Zancanaro, ressaltou que as associações empresariais e a Facisc levantaram cerca de R$ 150 mil para fazer o estudo de viabilidade da ferrovia. O diretor de infraestrutura da Facisc, Antônio Guimarães Neto, destacou que o objetivo das ferrovias é ligar os produtores aos portos e áreas industrializadas à matéria-prima.

Canal da Babitonga e Aeroporto de Navegantes

Outros dois temas discutidos na reunião foram a dragagem do canal de acesso da Baía da Babitonga e a segunda pista do Aeroporto de Navegantes. O vice-presidente regional Vale, Rinaldo Araújo, disse que o EVTEA não traduz a realidade do Aeroporto de Navegantes. “Chamamos o Governo para a realidade. Não se tinha a visão de quem opera a carga. Era visto como um aeroporto sem importância. Na visão de quem transporta a carga, o Aeroporto de Navegantes é o aeroporto de Santa Catarina”.

O Canal de Acesso à Baía da Babitonga é uma obra capaz de permitir maior movimentação de navios de cargas nos portos da Babitonga. O aprofundamento ampliaria o calado de 14 para 16 metros, permitindo embarcações de maior porte. Segundo Alberto Machado, Gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Porto de Itapoá, atualmente há uma perda considerável de cargas para o Porto de Paranaguá.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support