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Fundação Catarinense de Educação Especial capacita corpo técnico na metodologia de ensino estruturado para crianças com autismo

mulher em pé fala ao microfone, atrás pessoas sentadas em plateia de auditorio

Foto: Divulgação / FCEE

Um grupo de 50 profissionais da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) iniciou nesta semana uma capacitação na metodologia de ensino estruturado para crianças com autismo, promovido pela instituição com o objetivo de qualificar o corpo técnico. A formação é ministrada pela terapeuta ocupacional e psicopedagoga Viviane de Leon, uma das maiores especialistas em autismo do Brasil.

A formação, que ocorre entre os meses de fevereiro e junho deste ano, é exclusiva para profissionais do corpo técnico da FCEE atuantes no atendimento direto a pessoas com autismo e nas capacitações para professores da rede estadual e das instituições especializadas de Santa Catarina.

“Essa capacitação é de extrema importância para que possamos aprimorar o atendimento às pessoas com autismo em Santa Catarina. Ao qualificar e capacitar os nossos profissionais, teremos mais embasamento na elaboração das políticas e na formação de professores para o atendimento às crianças com autismo”, destaca a presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite.

“Hoje sabemos da importância do ensino estruturado, a ciência vem comprovando isso, por isso, queremos trazer aos nossos profissionais todo o conhecimento possível da área, para que a gente possa estar a frente do que vem sendo discutido no mundo”, ressalta a presidente.

Já a Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas da FCEE, Grazielle Franciosi da Silva, lembra o reconhecimento da metodologia de ensino estruturado. “O objetivo dessa formação é nos qualificarmos em mais uma metodologia de atendimento, que é o método de ensino estruturado, um dos mais qualificados e comprovados cientificamente na atualidade para o atendimento de crianças com autismo em idade escolar”, afirma.

A formação abordará temas como Autismo e Cognição, organização do ambiente e agendas visuais, Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e intervenção precoce.

O autismo e o método de ensino estruturado

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por um desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais variadas, déficits na comunicação e interação social, além de padrões repetitivos de comportamento, podendo incluir um repertório restrito de interesses e atividades.

O método de ensino estruturado é fundamentado em evidências científicas, já que suas técnicas e abordagens tornaram-se práticas de intervenção somente após a demonstração de sua eficácia. O método reitera a importância da detecção precoce de atrasos no desenvolvimento, do diagnóstico oportuno do TEA e da orientação para intervenções comportamentais e apoio educacional na fase inicial da vida, visando alcançar melhores resultados a longo prazo, considerando a capacidade adaptativa do cérebro.

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FCEE Imprensa

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