Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Fundação Catarinense de Cultura...

Fundação Catarinense de Cultura oferece oficinas gratuitas no interior do Estado

A Fundação Catarinense de Cultura leva para o interior do Estado um recorte dos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura com o Projeto Vivências Itinerantes. Com duração de uma semana, nos dois períodos, a oficina destina-se a professores, arte-educadores, artistas e público interessado em arte. A proposta é alternar os trabalhos em várias regiões do Estado.

Do dia 21 a 25 de outubro, a FCC estará em Garopaba e, nos dias 18 a 22 de novembro, em Palhoça. Os municípios interessados para os próximos módulos precisam entrar em contato com a Diretoria de Difusão Artística pelo telefone (48) 3953-2314. As inscrições são gratuitas.

As oficinas

Cultura e Linguagem

A Oficina de Cultura e Linguagem introduz noções de cultura e linguagem no contexto da Arte e do fazer artístico. De maneira lúdica e interativa, a partir do som e da fala, da poesia, da música e da melodia, propõe-se um passeio pela percepção e expressão artística, ao mesmo tempo em que é oportunizada aos participantes a aproximação das demais linguagens artísticas vivenciadas em cada oficina e sua expressão de forma integrada.

Facilitador: Luiz Mesquita – Tradutor e Intérprete. Trabalha com cultura, linguagem e meio ambiente. Dedica-se, como forma de expressão artística, à música e à poesia.

Pintura

Dentro da contemporaneidade a pintura não é só o ato pictórico, tinta e pincel, mas sim todo um processo criativo que leva ao diálogo de material e ideias. Com este foco as oficinas de Pintura proporão para arte-educadores e público interessado em geral, investigar suas linguagens para melhor aproveitar os experimentos e os materiais empregados durante o percurso das mesmas. Orientar a manipulação de elementos básicos em benefício da busca de identidade pessoal em suas obras.

Número de vagas por turma: 10 pessoas.

Facilitador: Cássia Aresta – Artista plástica.

Papel Reciclado

A Oficina de Papel Reciclado tem como objetivo desenvolver a capacidade crítica do aluno através da prática da reciclagem, com a utilização de papéis, fibras, flores e outros materiais, explorando a linguagem do papel em sintonia com a produção artística contemporânea. Estimulando a construção criativa, através das emoções, vivências e memória, busca-se despertar o potencial criativo através da criação do papel, a linguagem visual e a percepção, introduzindo assim uma nova concepção de ver, de olhar o mundo.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: Patrícia Amante. Professora de Artes Plásticas/Educação Artística com especialização em ‘Linguagem Plástica Contemporânea’. Desde 1990 é responsável pela implantação de várias oficinas em diversas entidades públicas e privadas em Santa Catarina.

Gravura

A Oficina de Gravura trabalha com meios manuais na experimentação de técnicas e matrizes variadas, através da xilo e monotipia. Amplia o conhecimento e o universo perceptual da imagem impressa planográfica, possibilitando pesquisa histórica, técnica e plástica.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: Carlos Alberto Oliveira (Bebeto) – Artista Plástico. Professor nas Oficinas de Artes do CIC. Dedica-se ao ensino e à criação artística através da Gravura: Lito, Xilo, Monotipia e Gravura em Metal.

Teatro/Dança

A Oficina de Teatro e Dança aborda os fundamentos básicos na arte da encenação dramática como voz, gesto, uso do espaço cênico, contracena, improvisação, criação de personagens e dramatização de pequenas cenas. Une atividades práticas em torno da dança contemporânea, moderna e balé clássico sob novas perspectivas e relações com técnicas corporais de Hatha Ioga e educação somática. A improvisação, no que se refere à criação e à imaginação oportunizadas, vem a ser um método de ensino e também uma dança em si.

Número de vagas por turma: 30 pessoas.

Facilitador: Elke Siedler é bailarina da Siedler Cia de Dança, professora substituta da graduação em Teatro da UDESC, doutoranda em Comunicação e Semiótica (PC/SP) e sócio-proprietária da Célula Cultural Mané Paulo, em Florianópolis/SC.

Serigrafia

A Oficina de Serigrafia trabalha com técnicas gráficas e seus principais processos, valorizando a gravura como meio de expressão, assim como meio expressivo em diferentes linguagens artísticas. Desenvolve o conhecimento de alguns elementos básicos, como a orientação de gravura, impressão, multiplicação da imagem, e o uso de materiais alternativos como suporte.

Número de vagas por turma: 12 pessoas.

Facilitador: José Antonio Fagundes (Zé Fagundes). Formado em Artes Plásticas pela UDESC, atualmente ministra oficinas no Coletivo Artístico – Nacasa. Trabalha com serigrafia desde 1984.

Música

A Oficina de Música aborda o fazer musical a partir da brincadeira, do jogo lúdico entre o instrumento e o participante. Parte da concepção musical a partir do corpo e do instrumento como extensão deste. Introduz o ritmo como noção fundamental na construção musical. Instrumentos de percussão serão utilizados e ritmos brasileiros/africanos serão abordados. Busca dar aos indivíduos participantes a possibilidade da descoberta do ritmo e a motivação do fazer musical coletivo.

Número de vagas por turma: 15 pessoas.

Facilitador: Nicolas Malhomme – Músico/Percussionista

Serviço:

Projeto Vivências Itinerantes – Oficinas gratuitas

Garopaba: dias 21 a 25 de outubro

Palhoça: dias 18 a 22 de novembro

Informações: (048) 39532314

Informações adicionais: jornalista Marilene Rodrigues, telefone 8802-1822

Informações adicionais para a imprensa
Marilene Rodrigues Correia
Assessoria de Imprensa FCC
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
E-mail: marilenerodrigues@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-2572 / 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support