Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Fundação Catarinense de Cultura...

Fundação Catarinense de Cultura homenageia Amyr Klink com título de benemérito do Museu Nacional do Mar

Reconhecido como um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Museu Nacional do Mar, em São Francisco, o navegador Amyr Klink será homenageado com o título de Benemérito da instituição. Ele será recebido na segunda-feira, 3, às 14h, na sede da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em Florianópolis, pelo presidente Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e por membros do Conselho Gestor do Museu Nacional do Mar.

Um dos idealizadores do Museu Nacional do Mar, o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (Iphan/SC), Dalmo Vieira Filho, destaca o envolvimento de Amyr logo no início das atividades da instituição, ainda na década de 1990. “Amyr é um estudioso, sempre se colocando a favor da preservação. A sua relação com o Museu do Mar se alicerça por duas razões: além da contribuição como um especialista na temática, há a relação afetiva que o ligou fortemente à instituição”, explica Vieira, também membro Benemérito do MNM.

No Museu se encontra uma sala que leva o nome do navegador e que apresenta uma retrospectiva das suas grandes façanhas marítimas, como a travessia do Atlântico Sul, em 1984, a bordo do barco a remo I.A.T. – cuja réplica se encontra em exposição. “Amyr abraçou a causa do Museu Nacional do Mar e sempre o promoveu pelo país, como um incentivador e estudioso.  Esse reconhecimento é importante, mas é um passo na direção da maior homenagem que o Amyr deseja, que é ver o MNM forte, bem equipado e tratado com o merecido zelo e carinho de todos”, diz o presidente da FCC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

A revitalização da Sala Amyr Klink marcará também a reabertura integral de todas as alas do Museu Nacional do Mar programada para julho. Há a expectativa para o retorno do barco I.A.T. original, que já esteve em exposição no museu, mas foi levado pelo navegador para reparos. Com a nova sala, a FCC e o Iphan iniciarão as tratativas com Amyr Klink para o transporte da embarcação de volta ao museu para exposição permanente. Original e réplica ficarão juntos, sendo o segundo utilizado para fins educativos, possibilitando a interação dos visitantes.

Desde março, o prédio foi submetido a uma série de reformas emergenciais para a recuperação do telhado, do madeirame, pintura e recuperação de salas até então interditadas e fechadas ao público. Com a conclusão, o complexo estará em condições completas para visitação.

Desbravador

O paulista Amyr Klink é considerado um dos pioneiros na navegação moderna brasileira e coleciona uma série de feitos, como a sua primeira investida, em 1984, com a travessia do Atlântico Sul. A jornada de 100 dias navegando, em um curso de 3,7 mil milhas rendeu seu primeiro livro best seller Cem Dias entre o Céu e o Mar. Em 1986 empreendeu a primeira da série de 15 épicas viagens à Antártica, incluindo a solitária incursão de 1989 e que durou 642 dias, também tema do livro Paratii, Entre Dois Polos.

No início da década de 1990, Amyr se envolve com o projeto de implantação do Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, do qual se considera um dos seus fundadores e agora benemérito.

Informações adicionais para imprensa
Marcos Espíndola
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: www.fcc.sc.gov.br 
Twitter: www.twitter.com/fccoficial  
Facebook: www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura