Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Funcionários da Celesc farão...

Funcionários da Celesc farão trabalho voluntário em creche de São José, neste sábado

Neste sábado, 5, funcionários da Celesc da Grande Florianópolis vão se tornar carpinteiros, pintores, pedreiros e até jardineiros. Eles se ofereceram como voluntários para pintar as paredes, consertar as janelas e prestar diversos tipos de reparos no Centro de Educação Infantil Frei Antônio (CEIFA), creche localizada na Colônia Santana, em São José, que atende cerca de 350 crianças. A iniciativa faz parte do projeto Celesc Voluntária, lançado pela empresa a fim de reunir o maior número de empregados numa ação de voluntariado, para que, por um dia, eles usem suas habilidades em prol de uma entidade beneficente.

Foto Divulgação Celesc. Ação em Tubarão, no dia 28 de setembro

>>> Mais imagens na galeria de fotos

A Assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Viviani Remor, explica que a ideia do Celesc Voluntária surgiu da necessidade de trabalhar a cidadania. “O projeto veio da necessidade de irmos além dos muros da empresa e trabalharmos nossa consciência voluntária. Não se trata de assistencialismo, e sim de construção de cidadania”, ressalta Viviani.  Além da Grande Florianópolis, o programa foi estendido para as cidades de Tubarão, Criciúma, Joinville, Mafra e Calmon, por meio das agências regionais da Celesc. No futuro, a proposta é que a campanha seja ampliada a todas as 16 regionais na área de concessão da empresa. No total, cerca de 200 empregados já aderiram à causa, que irá beneficiar cerca de 500 pessoas nas comunidades envolvidas.

Grande Florianópolis 
Três instituições foram pré-selecionadas como candidatas a receber o auxílio. Após visitas técnicas da equipe de voluntários às instalações dessas entidades, a escolha pelo CEIFA veio de um consenso: foi o local em que se constatou maior necessidade de apoio. Os buracos e infiltrações na parede, a falta de janelas em algumas salas e o desnível do piso – atingido por diversas enchentes – atestam as condições precárias do local.

No decorrer dos preparativos, a força-tarefa para recuperar a infraestrutura do CEIFA ganhou mais aliados: os pais dos alunos também aderiram à causa e irão colaborar com a mão-de-obra. “Pretendemos pintar todas as salas de aula e dar especial atenção à correção de fissuras, rachaduras e goteiras nos prédios da creche”, explica o empregado da Celesc Leonardo Contin, um dos coordenadores do projeto em Florianópolis. “Ao nos depararmos com a realidade desses lugares, nos damos conta de como é fácil ajudar”, comenta Contin, sobre a importância da campanha.

Ouça a entrevista com a coordenadora do projeto, Viviani Remor:

  Baixar áudio

{attachments}

Veja as demais entidades contempladas pelo Celesc Voluntária: 

Cidade

Instituição beneficiada

Data da ação

Tubarão

Comunidade Terapêutica Reconstruir Vidas  (atende 30 moradores de rua com dependência química)

28 de setembro (estreia do programa)

Criciúma

Casa de Repouso Vó Marina (asilo que presta atendimento a 18 idosos)

19 de outubro

Joinville

Lar do Idoso Betânia (asilo que presta atendimento a 45 idosos)

26 de outubro

Mafra

Escola Municipal de Educação Básica General Osório (atende cerca de 60 alunos, entre educação infantil e ensino fundamental)

Previsão para a primeira quinzena de novembro

Calmon

A Regional Celesc de Videira ainda irá definir qual entidade será beneficiada. O município de Calmon foi escolhido por apresenta um dos menores IDHs do estado.

Previsão para a primeira quinzena de novembro

 

Informações adicionais
Ana Carolina Dall’Agnol
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
48.3231-6228 | anacda@celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support